RE: Debian GNU/Linux vs. FreeBSD

Aqui onde eu trabalho nós utilizamos as duas plataformas, primeiramente é
bom citar que ambas são ótimas com algumas diferencas.
Em termos de desempenho o Free é um pouco melhor, mas para falar a verdade
nada que se diga ó, puxa, como e mais rapido... alem do mais em maquinas
multiprocessadas o linux e superior, ele otimiza melhor o uso de varios
processadores.
A pilha tcp/ip do free e mais estavel tambem, por esta razão ele e utilizado
aqui para funcoes de roteamento e firewall.
A facilidade de instalacao de softwares é melhor no Linux, o Free tenta
implementar alguma coisa semelhante ao apt-... Os chamados ports, entretanto
na maioria das vezes temos que baixar alguns pacotes no braço mesmo porque
as versões de pacotes não são bem controladas.
Outra vantagem do linux é a disponibilidade de softwares, não há por exemplo
oracle para freebsd.
Em compesacao o Free e mais facil de instalar "nu", ou seja só o Free e mais
nada o que é bom para alguns tipos de servidores que vão rodar apenas uma
tarefa.
O free tambem algo semelhante ao LIDS, os secure levels que dao as
principais funcionalidades deste software, apesar do lids ter muito mais
opcoes. O Free já tem acls para file system no kernel enquanto o linux ainda
precisa de pacotes externos.
A documentacao do Linux e infinitamente superior ao do Free, e pode-se dizer
que e mais provavel do colocalr um Linux fazendo as funcoes de uma maquina
que antes rodava free do que o contrario, e assim vai. Mas como ja disse
antes ambos sao otimos nas suas particularidades.