duvidas sobre atualizaçao potato

Pessoal  duvidas de user debian novato!!!

tenho instalado em meu pc o debian potato 2.2 main a minha duvida  e o
seguinte: essa versao afinal e estavel ou instavel?

eu tenho conexao com liha discada modem de 33200 usr caso eu opte para
atualizar minha vesao para a atual em media qual sera o tempo necesario?
quando se esta baixando atualizaçoes eu posso interromper  (poff) e depois
continuar de onde parou mesmo desligando a maquina??

caso exista revisoes para minha versão tem como eu atualiza-la via apt mas
mantendo a 2.2? caso afirmativo como ficariam meus pacotes quando eu der um
apt-get instal com ele apontado via internet: o apt vai baixar pacotes da
debian 3 ou da debian 2.2 como ficaria nessa situaçao?

desde já agradeço

Marcos