Re: Criação dos CDs em Português da Debian-BR

Leandro Ferreira <androle@androle.pro.br> escreveu em Tue, 24 Sep 2002 21:11:45 -0300:

> Olá Gleydson,
Olá Leandro :-)

> sobre os pacotes no CD1, acho que é isso que o pessoal falou.
> Pessoalmente acho interessante o Gnumeric e o Abiword(na verdade não sei se eles não vem no CD1,
> acho que sim porque se não me engano fazem parte do debian-junior). Também acho interessante o latex
> e o lyx

Até esses acima vem sim :-)

, também o bluefish, o multi-gnome-terminal, o gtm, sylpheed e sylpheed-claws, visual-tcl(é
> pequeno e permite que qualquer usuário intermediário crie interfaces gráficas para scripts.

Da pra por o sylpheed (vou pensar heim kov? ;-) o visual-tcl, o resto preciso checar como vai
ficar distribuido o espaço em disco mesmo...

> Eu mesmo tinha criado um form com 2 botões para conectar/desconectar o wvdial quando usava
> conectiva. Acho
> que é útil até para quem não é profissional da programação - meu caso. Eu não saberia nem como
> começar a criar uma interface dessas no glade/kdevelop/kylix), apache/php/mysql, phpMyAdmin, galeon,
> mozilla, dillo, antiword, ispell, gftp, nedit, nano, scite, glimmer, ted, frozen-bubble, etc.

Putz, esse visual TCL deve ser bom mesmo, vou dar uma olhadinha nele quando por a task no
CD :-)

> Veja, acho que é importante que o primeiro CD tenha algum tipo de ambiente para quem não é
> programador e quer resolver coisinhas simples. Ou criar um site dinâmico e testar no seu próprio
> micro. Tipo incentivar o usuário a fuçar e a criar pequenas personalizações úteis para si e talvez
> para outros. Acho que muita gente não tenta fuçar porque não há o que fuçar no SO lider de mercado
> no Desktop.

Humm, zope e outras coisas do tipo também estão incluidas... a idéia principal é deixar o CD bastante
amigável atendendo a maioria das instalações, se *realmente* couber mais coisas nos
650MB do disco a gente da um jeito de acrescentar o resto :-)

> Saindo um pouco do tema dos CDs, na minha opinião, para um usuário final certas coisas como o cron,
> os scripts bash, o at, etc,etc,etc, são muito úteis. Infelizmente quem usa o outro SO, como eu
> usava, nem sonha que isso existe. Seria legal se existisse um programa que permitisse programar
> tarefas. Algo que usasse a flexibilidade/simplicidade do shell script com o cron. Não sei se já
> existe isso, mas facilitaria para quem começa.

Tem o vcron, só não sei se ele está empacotado :-)

>E seria prático pra mostrar o poder do Linux. Cara, é
> muito legal ir dormir e saber que às 2 da madrugada o micro vai se conectar/baixar
> programa/instalar/desconectar. Já fiz isso(e acho que não é novidade pro pessoal da lista) e posso
> dizer que é ai que comecei a entender o que é ter um computador útil. Só então comecei a pensar que
> é meio bobo mesmo gastar uma grana num micro e ter que ficar de babá dele. Acho o Debian MUITO bom
> porque vejo que a funcionalidade/estabilidade/praticidade é a lei por aqui. Parabéns a você e a
> todos os desenvolvedores!!!

Voce mandou ver! quando precisei fazer meu mirror eu fazia de madrugada e as vezes acordava
só para ver a máquina beepando com o shutdown -h 06:00 (disparado 10 minutos antes) e
ver ele desconectando e dando shutdown até desligar o micro. Isso é demais! :-))

Gleydson Mazioli da Silva
gleydson@debian.org
gleydson@cipsga.org.br

* Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo.
(Paulo Francis)