Re: Criação dos CDs em Português da Debian-BR

Olá Gleydson,

sobre os pacotes no CD1, acho que é isso que o pessoal falou.
Pessoalmente acho interessante o Gnumeric e o Abiword(na verdade não sei se eles não vem no CD1,
acho que sim porque se não me engano fazem parte do debian-junior). Também acho interessante o latex
e o lyx, também o bluefish, o multi-gnome-terminal, o gtm, sylpheed e sylpheed-claws, visual-tcl(é
pequeno e permite que qualquer usuário intermediário crie interfaces gráficas para scripts. Eu mesmo
tinha criado um form com 2 botões para conectar/desconectar o wvdial quando usava conectiva. Acho
que é útil até para quem não é profissional da programação - meu caso. Eu não saberia nem como
começar a criar uma interface dessas no glade/kdevelop/kylix), apache/php/mysql, phpMyAdmin, galeon,
mozilla, dillo, antiword, ispell, gftp, nedit, nano, scite, glimmer, ted, frozen-bubble, etc.

Veja, acho que é importante que o primeiro CD tenha algum tipo de ambiente para quem não é
programador e quer resolver coisinhas simples. Ou criar um site dinâmico e testar no seu próprio
micro. Tipo incentivar o usuário a fuçar e a criar pequenas personalizações úteis para si e talvez
para outros. Acho que muita gente não tenta fuçar porque não há o que fuçar no SO lider de mercado
no Desktop.

Saindo um pouco do tema dos CDs, na minha opinião, para um usuário final certas coisas como o cron,
os scripts bash, o at, etc,etc,etc, são muito úteis. Infelizmente quem usa o outro SO, como eu
usava, nem sonha que isso existe. Seria legal se existisse um programa que permitisse programar
tarefas. Algo que usasse a flexibilidade/simplicidade do shell script com o cron. Não sei se já
existe isso, mas facilitaria para quem começa. E seria prático pra mostrar o poder do Linux. Cara, é
muito legal ir dormir e saber que às 2 da madrugada o micro vai se conectar/baixar
programa/instalar/desconectar. Já fiz isso(e acho que não é novidade pro pessoal da lista) e posso
dizer que é ai que comecei a entender o que é ter um computador útil. Só então comecei a pensar que
é meio bobo mesmo gastar uma grana num micro e ter que ficar de babá dele. Acho o Debian MUITO bom
porque vejo que a funcionalidade/estabilidade/praticidade é a lei por aqui. Parabéns a você e a
todos os desenvolvedores!!!

Por último, esses CDs Debian-BR podem ser comprados aonde? A Linuxmall vende essa versão?

Abraços a todos!

Leandro

--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - androle@androle.pro.br