Re: Linux facil para desktops

On 08 Sep 2002 17:57:58 -0300
synthespian <synthespian@debian-rs.org> wrote:

> O Wine? O Wine tem *anos de atraso*! Já li gente que entende muito de
> APIs da MFC e considera o atraso do Wine inadmissível, pois nada teria
> fundamentalmente mudado em termos de APIs desde o Widows95 por
> "backward compatibility."
> Vamos parar de se estressar com falsos-problemas...Abandone o veneno
> instilado em sua mente...(certamente no Google voc lê o que eu disse).

> Quando? Quando? Quando? Quando a MS vai mudar tudo de novo e o Wine
> vai correr atrás?? A moral é: vamos parar de correr atrás na M$! Temos
> algo*superior*, o resto que se exploda...

É, mais hoje através do wine, ou softwares baseados no wine podemos rodar o microsoft office, internet explorer, plugins que só funcionariam no windows, corel draw, vários games e outros programas bons, sem falar que a versão de vários programas para linux utiliza wine. ou seja, para você wine, windows e seus programas, etc... não tem importância, mas para usuarios comuns, que não são expert, se forem usar linux com certeza vão querer usar o computador normalmente, fazendo tudo que faziam no windows. eu notei nas entrelinhas que vc acha q o wine é uma idiotice. existem softwares livres muito bons, mas muitas empresas só desenvolvem softwares para windows, então continuarão a existir bons softwares pra windows que vc só poderá usar com wine.

> Meu, isso é teoria. O KDE/Gnome são fáceis/intuitivos. Onde trabalho,
> vejo biólogos e bioquímicos se virando muito bem obrigado, sem
> problema algum. O problema é a mentalidade, a falta de adaptação, a
> rigidez e a tecnofobia. A única diferença é que o GNU/Linux é uma
> Ferrari onde você pode levantar o capô e ver aquele motor maravilhoso.
> E as opções são muitas, o que confunde gente Windows que só tem uma
> opção.

realmente o kde/gnome são faceis de usar, mas o gnu/linux tem seus problemas de facilidade de uso, por exemplo, pra mim poder instalar uma voodoo 3 no debian potato tive que instalar um pacote da distro, que criava um tar.gz em /usr/src com o código fonte do módulo da placa, eu tive então que ler um readme em inglês pra descobrir como compilar o módulo, tudo isso num console. Isso é difícil pra um leigo.

> Por que essa coisa messiânica? Deixa os caras lá...É *outra* coisa...É
> uma gente que só quer praticidade...XP, Games...Dá um HD não formatada
> pra sua mãe, pede pra ela instalar o Windows, resolver a resolução do
> monitor...Quero ver...No Debian é tão ou mais fácil...

> Esse tipo de coisa é ruim, IMHO. Que o usuário aprenda a lidar com o
> sistema. Se ele quer ter um sistema, ele deve aprender a usá-lo. Se
> não, paga um técnico. A facilidade com o Windows se deve a um mercado
> imenso de técnicos que intalam o software pirata a preço de banana.

acho legal a idéia de perfis. vai ser mais fácil um usuário usar se tiver perfis na instalação, como acontece com o windows. não é por causa dos perfis que alguem vai deixar de aprender como o sistema funciona.