OpenOffice n

Olá pessoal,
Estou com um problema que já experimentei em tempos passados com o StarOffice e agora ocorre com o OO,
instalei uma versão do OpenOffice que veio na Revista do Linux no meu Debian Woody e o que ocorre é o seguinte:
primeiro problema :

 - não consegui instalá-lo pelo script setup (como root), só consegui com o install que instala como usuário comum no seu respectivo diretório home (como só tenho 1 usuário na máquina - eu - não liguei muito pra isto mas caso houvessem mais isto provocaria um medonho desperdício de HD);

 - segundo problema, motivo deste post - após instalado se eu tentar executar o OpenOffice pela primeira vez no dia (após ligar a máquina) ele fica naquela já conhecida e interminável tela e quando vai para a tela principal por exemplo do Writer ele "arreia" (sai do programa) instantaneamente, mas se eu executá-lo novamente em seguida ele roda normalmente sem problemas, não sei o que pode ser mas já observei isto acontecer com o StarOffice quando usava o Conectiva 7, o que pode ser ?

Também gostaria de saber se é possível instalá-lo a partir de algum ftp adicionado ao sources.list da maneira Debian de ser.

Valeu por qualquer ajuda

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br