Re: Mudanca de fs

 Meu amigo:

On Tue, 13 Aug 2002 23:27:30 -0300
Giuliano Cardozo Medalha <giuliano@usp.br> wrote:
> Tenho uma maquina com Debian 3.0 rodando em ext2.
> Eu recompilei o kernel 2.4.18 e coloquei opcoes para raiserfs e ext3
> Como eu poderia migrar o meu sistema para ext3 ou raiserfs ?

 Para ext3 de un tunefs -j /dev/hd?? , no HD que já tem ext2 . A
conversão de ext2 para ext3 resume-se na criação do journal .

 Para reiser, se não me engano é mkreiserfs /dev/hd?? , *em partição
limpa* . O reiser apenas cria sua tabela e vai formatando inodes a
medida que precisa.

 De qualquer forma dê uma lida no man tunefs e man mkreiserfs . Eu
mexi com eles a muito tempo atrás.

> Qual as diferencas entre esses dois sistemas em termos de seguranca e
> desempenho ?

 Algumas dúvidas comuns entre ext2/3 , reiserfs. jfs e xfs :
http://www.mandrakeforum.com/article.php?sid=1212
 Benchmarks:
 http://www.namesys.com/benchmarks/benchmark-results.html

 Todas em termos de segurança de dados mantém pública para o
vfs referências de todos inodes abertos, ou journalling. Se ocorre um
crash no pior caso apenas um inode pode vir a se danificar.

 Reiser também dá alternativas de tabelas de espelhamento, ou hashs.
Quando tinha reiser usei tea.

> OBrigado
[]s

Fui.