Re: Mudanca de fs

Em Qua, 2002-08-14 às 02:46, ricardowong@ig.com.br escreveu:
>  Meu amigo:

>  Para ext3 de un tunefs -j /dev/hd?? , no HD que já tem ext2 . A
> conversão de ext2 para ext3 resume-se na criação do journal .
>
>  Para reiser, se não me engano é mkreiserfs /dev/hd?? , *em partição
> limpa* . O reiser apenas cria sua tabela e vai formatando inodes a
> medida que precisa.

Apenas para completar: para converter de ext2 para ext3 voce nao precisa
reformatar a particao, fazendo com que os dados nela na sejam perdidos.
Ja a conversao para reiserfs precisa de reformatacao da particao, o que
fara com que todos os dados sejam perdidos. Entao, se voce deve fazer o
backup total antes.

Uma outra coisa: se voce vai fazer reiserfs na particao raiz sem uma
particao /boot separada, nao sera possivel recuperar o sistema no caso
de um crash no HD e nem recuperar o grub no boot.

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
GNU/Linux user 18636 (Debian Woody)

/  Crescer muito rápido é como tomar hormônio: dá um distúrbio \
| fisiológico                                                  |
\ --Pérsio Arida                                               /
        \   ^__^
                ||----w |
                ||     ||