Re: particionando o hd

Olá Caio!

> All
>
> Pretendo instalar o debian no micro do meu pai, a particao tem 9,0
> GB, e tenho algumas duvidas em relacao a particionamento :
>
> . alem da particao swap, quantas outras particoes devo criar.

Isso depende de suas necessidades, na minha opnião se a máquina vai ser usada para uso pessoal e somente isso, e se não vai ter nenhum outro sistema operacional instalado além do debian, você deve manter somente uma partição, com todo o espaço do disco para ela (exceto swap :)

> . qual seria a "melhor" configuracao/tamanho que devo deixar para
> cada particao.

Nós geralmente dividimos em partição quando vamos fazer do linux um servidor, fazemos isso pois se lota o espaço da partição o sistema congela e isso não é bom, por isso separamos em partições o local onde os e-mails vão ficar armazenados, onde ficam os homes dos usuários, onde são guardados os logs, enfim tudo que pode crescer desenfreadamente. Se lotar a particao de emails por exemplo o sistema não para pois ainda tem espaço na partição principal. Quanto ao tamanho de cada uma delas depende de sua necessidade, como por exemplo quantos usuários de e-mails você vai ter :)

> . por acaso eh durante o particionamento, cfdisk, que eu defino o que
> eh cada particao.

Sim!

> Desde ja obrigado pela atencao !!

De nada! :)