Re: Abrir o Relay no SendMail

Olá Evandro,

Se tu instalou o potato 2.2.r6 (Não sei se no woody também
é assim) o sendimail não cria automaticamente o
arquivo "relay-domais". Se este arquivo ainda não existe
basta você criar

# vi relay-domais

E dentro deste arquivo você digita todos os IP´s, e ou,
Dominios que teu serviço de smtp ira aceitar.

Para autorizar um IP específico, basta digita-lo dentro do
arquivo, por exemplo:
--------------------------------------

200.189.255.123       RELAY

--------------------------------------

Para autorizar um dominio, tu faz a mesma coisa:

--------------------------------------

debianomelhor.com.br  RELAY
seudominio.com.br     RELAY

--------------------------------------

Ou pode autorizar toda uma rede IP. Por exemplo, se tua
rede interna for 192.168.0.x, voce simplismente não escreve
a parte que identifica a rede que tu usas.

--------------------------------------

192.168.0             RELAY

--------------------------------------

E é claro você pode mesclar todas as possibilidades...:)

Caso 1:

Tenho uma rede que tem como dominio "redelegal.com.br" que
usa a rede de IP´s internos "192.168.10.1"
até "192.168.10.250" e quero que minha maquina de casa
também use o smtp, o IP dela é "200.128.79.45".

O seu relay-domais ficaria assim:

redelegal.com.br     RELAY
192.168.10           RELAY
200.128.79.45        RELAY

Observe a palavra RELAY no final de cada linha, isto é
necessario nas versões mais antigas do sendmail, me parece
que nas versões mais novas isto não é necessario!

Muito cuidado nas autorizações... não digita nada tipo!!

200                  RELAY

E é claro, não escreva os tracinhos... :)

Espero ter ajudado...

Atenciosamente,

Marcelo "Bill"
marceloandre@secrel.com.br
Linux User: Nunca lembro o número, mais eu tô lá :)
Debian User: 419

listmaster@lists.debian.org