Re: apt-get (primeiro speedy!)

Oi,

On Sun, Jun 23, 2002 at 12:09:58PM -0300, Leonardo Custodio wrote:
> Já percebi que muitas das soluções para os problemas envolvem o apt-get
> (obvio), mas ainda não posso utiliza-lo pois não instalei o speedy. Na
> realidade nem minha placa de rede esta instalada.
> No momento utilizo duas placas, uma rtl8029 para rede interna, e outra
> 10/100M PCI Fast Ethernet Adapter para o Speedy (ADSL com IP fixo).
> 1a pergunta: Precisarei recompilar o kernel para ativar alguma delas?

Possuir uma conexão ADSL não é um pré-requisito par ausar o apt (apesar
de ajudar bastante). No caso de suas placas, talvez você consiga fazer
com que sejam reconhecidas usando o módulo ne2k-pci. Use o modconf para
isso para facilitar um pouco as coisas. Precisará recompilar seu kernel
somente se seu kernel atual não possui suporte à suas placas de rede
compilado (o que eu acredito que tenha, se estiver usando algum dos
pacotes de kernel padrão fornecidos pelo Debian).

> Indo mais fundo, lembro-me que da última vez que instalei o Speedy fiz
> modificações no arquivo /etc/network/interfaces, adicionando as entradas
> para gateways e netmasks (mascaras de sub-rede?) como estaticas, e também no
> arquivo gateway (acho). Agora, onde coloco as informações do DNS?
> Pior...devo utilizar o pppoe ou o DHCP?

Sim, os dados de suas placas você pode adicionar em
/etc/network/interfaces e os dados do DNS coloque em /etc/resolv.conf
(como em qualquer outra distribuição GNU/Linux, aliás). Sobre utilizar o
pppoe ou DHCP, depende de sua companhia telefônica e seu tipo de
conexão. Eu utilizo DHCP puro e simples. Caso seu provedor/companhia
telefônica exiga autenticação para a conexão (com usuário e senha, por
exemplo) isto pode indicar que talvez precise usar pppoe.

> Agradeço, e peço desculpas pelo pânico....mas é que o apt-get é tudo. :)
> Kromagg (Leonardo)
> coldwater@uol.com.br

Na verdade, o apt é apenas a parte mais visível de todo o esforço e
dedicação da comunidade de usuários e desenvolvedores Debian. De nada
adiantaria o apt se a qualidade dos pacotes oferecidos pelo Debian não
fosse tão alta. Lembre-se : existem outras distribuições que utilizam o
apt (algumas até mesmo usando o porte apt-rpm da Conectiva), mas falo
por experiência própria que Debian é com certeza o mais robusto e
confiável utilizando este sistema.

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Personal Web Site                  http://www.utah.com.br/~andrelop ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||