apt-get (primeiro speedy!)

Já percebi que muitas das soluções para os problemas envolvem o apt-get
(obvio), mas ainda não posso utiliza-lo pois não instalei o speedy. Na
realidade nem minha placa de rede esta instalada.
No momento utilizo duas placas, uma rtl8029 para rede interna, e outra
10/100M PCI Fast Ethernet Adapter para o Speedy (ADSL com IP fixo).
1a pergunta: Precisarei recompilar o kernel para ativar alguma delas?

Indo mais fundo, lembro-me que da última vez que instalei o Speedy fiz
modificações no arquivo /etc/network/interfaces, adicionando as entradas
para gateways e netmasks (mascaras de sub-rede?) como estaticas, e também no
arquivo gateway (acho). Agora, onde coloco as informações do DNS?
Pior...devo utilizar o pppoe ou o DHCP?

Agradeço, e peço desculpas pelo pânico....mas é que o apt-get é tudo. :)
Kromagg (Leonardo)
coldwater@uol.com.br