acentuacao no console

Salve gente...

Estou com um problema aqui, que na verdade sempre tive, mas nunca dei
bola. Mas agora decidi que é hora de dar um jeito nisso.

Ocorre o seguinte: não consigo visualizar acentos no modo console.
Se eu dou um ls, o nome aparece assim: Ol?_Mundo_Ol?_Ol?.

Dei um export LANG=pt_BR e funcionou.. menos as seguintes letras:

- a+til
- o+til
- A+til
- O+til

- A+acento agudo
- I+acento agudo
- O+acento agudo
- U+acento agudo
(o É funcionou)

- E+trema
- I+trema

- todas as vogais maiúsculas com acento circunflexo e crase (nenhuma
funcionou)

Após o export LANG=pt_BR, o ls por exemplo passou a mostrar "Mundo Cao"
em vez de "Mundo C?o". Mas tem um til naquele a!

O que pode ser o problema? Fontes? Alguma variavel de ambiente?

[]s
Rodrigo

B08C 6AF4 6ACB 7493 DC81  1231 9A5B 3EB5 D1B0 4A1D