Re: Particionando meu HD...

"Leonardo Custodio" <coldwater@uol.com.br> writes:

> [...]
> Tá certo que algumas coisas não estão conforme os padrões:
>
> - swap muito alto (pretendo utilizar capacidade matemática);
> - grande home (pretendo armazenar todos meus arquivos aqui);
>
> Mas acho que para minhas utilidades (gcc, FTPServer, X, ...) esta adequado.
> Então, minha 'dúvida' é a seguinte:
> Será que alguém discorda em algum ponto, ou tem alguma sugestão que aumente
> o desempenho do meu sistema? Futuramente pretendo acoplar esse PC com mais
> alguns, formando uma rede Debian e disponibilizando um distema distribuído.

Olá Leonardo.

A decisão a respeito do esquema de particionamento a ser usado depende
da determinação da função do sistema. Por exemplo, se for um servidor de
e-mails, convém montar /var/spool/mail em uma partição própria; se tiver
muitas contas de usuários ou grande quantidade de informação a ser
armazenada por usuários ordinários, convém montar /home em uma partição
própria.

A questão do tamanho das partições depende, novamente, do uso do sistema.
Como regra geral, use o seguinte: só crie uma partição se houver uma boa
razão para fazê-lo. Uma espécie de princípio de razão suficiente aplicada
ao esquema de particionamento :=). A razão para adotar este princípio é
simples: há sempre a possibilidade de esgotamento da capacidade de uma
partição, ainda que se possa diminuir a probabilidade disto com um bom
esquema de particionamento. Logo, se diminuimos o número de partições,
diminuimos este risco. E este risco é ainda maior em se tratando de um
sistema que, sabemos, muito dificilmente precisará ser reinstalado ou
seja, daqui a 5 ou 10 anos, talvez estejas usando ainda o mesmo esquema
de particionamento. Os dados armazenados, contudo, deverão aumentar
proporcionalmente ao tempo decorrido. Se fosse Windows, qualquer esquema
serviria, tu terias que reinstalá-lo dali a 2 ou 3 meses, não é mesmo :=)

Se o BIOS do PC suporta Enhanced Disk Drive Support Specification
(dependendo do fabricante, BIOS fabricados entre 1995 e 1998 e,
independentemente do fabricante, BIOS fabricados após 1998), não é
necessária uma partição própria para /boot.

Na documentação do boot-floppies da Woody há um documento que pode lhe
ajudar a tomar a decisão sobre o esquema. Está aportuguesado. Está no
servidor CVS da debian. Não sei como podes acessá-lo. Se tiveres
interesse, tento descubrir (ainda não sei usar direito o CVS, boa
oportunidade para aprender :=) )

> Agradeço,
> Leonardo Custodio
> coldwater@uol.com.br

djí nada!

> Obs.: Dúvida a parte: Diretórios criados em /, consumirão o respectivo
> espaço em disco, certo? ||

Não entendi a pergunta.

> É possível criar /root em uma partição separada?

Até onde sei, sim. Embora nunca o tenha feito.

inté + v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!