Re: Transformar ext2 para ReiserFS

Em 02/06/2002, 17:20, synthespian escreveu:
> 	Alguém sabe se é possível transformar ext2 para ReiserFS (tipo, da
> mesma forma que dá para transformar ext2 -> ext3).

  Não é possível. A "conversão" ext2->ext3 é possível porque ext3
apenas acrescenta o journal como se fosse um arquivo normal
ext2. ReiserFS usa um formato diferente para organizar dos dados, e
isto não é possível.

> 	Por que ext3 e não ReiserFS? Segundo li em lista recentemente, apenas
> ReiserFS não sofre fragmentação interna, e é mais rápido...

  Quanto à fragmentação interna, realmente ReiserFS não tem esse
problema. Quanto ao desempenho, que eu lembre/saiba, ele é mais
eficiente quando se trata de muitos arquivos pequenos, e não muito
menos eficiente para arquivos grandes, mas não testei isso. Um teste
que fiz foi 'time ls --color /usr/doc' logo que passei a usar
ReiserFS, e a diferença para ext2 foi grande (a favor do ReiserFS,
claro).

  Além disso, no ReiserFS não há necessidade de alocar inodes (que
guardam os dados sobre os arquivos; 1 inode -> 1 arquivo) ao criar o
sistema, eles são alocados dinâmicamente. Em ext{2,3}, ao criar o
sistema uma parte dele é destinada a armazenar os inodes; pode-se ver
quantos há no total e quantos estão em uso com o comando:

# tune2fs -l /dev/hda6 | grep -i inode

Então, isto é outra fonte de desperdício eliminada no ReiserFS.

  Tenho o / como ReiserFS há um bom tempo e nunca tive problemas,
tendo inclusive redimensionado (crescido) recentemente (com o
resize_reiserfs) sem problemas.