Sendmail envio

Olás,

Bom gente, tentei instalar o qmail, mas devido a alguns
problemas de dependência (que eu e o dselect não soubemos
resolver) decidi instalar o sendmail.

Montei o servidor e estão rodando todos os serviços, o "pop"
eu consigo configurar em qualquer maquina e ele recupera as
mesagens bem direitinho, mas o serviço de entrega funciona
apenas localmente. Quando tento enviar uma mensagem pra fora
usando meu servidor, ele retorna "relay impossivel" ou algo
do gênero. :)

E quando entrego localmente, ele sempre mostra o endereço do
remetente com o host junto ao dominio:
"marcelo@host.dominio.com.br" e não "marcelo@dominio.com.br"

Se alguém puder me ajudar?!

Obrigado pela antenção!!