Bolado: Kernel 2.4 Destruiu minha partição ext2 (grande)

Semana passada compilei um kernel 2.4.18 num woody,
antes eu usava um 2.2.19 tambem compilado por mim.
Na primeira vez que entrou, montou a partição e tudo funcionou
direitinho. Depois de reiniciar obtive uma série de
números, blocks, etc, e no final a mensagem:

* VFS: Can't mount root on /dev/hdb1

Então o sei o Tomsrtbt (pequena distro em diskete)
para usar o fsck na partição. O fsck retornou a mensagem:

* Damn! The Group Description Looks Bad!
* I'll try to fix it

quando inicia, e depois de uma série de fixs
gera um core. Resumindo: minha partição foi
pro espaço ( / , /var, /usr e /home, todas
com o mesmo problema) :((( .

Minha sorte é que eu tinha backups feitos pelo
cron do /etc e /home no primeiro hd, que nada
sofreu. Depois de instalar tudo de novo (deu
trabalho :/ ) peguei um source do 2.4.16
(pq pensei que o 2.4.18 estava defeituoso) desta
vez e mandei brasa, compilei e deixei todas as
opçoes default do kernel mais as minhas opções.
Novamente o sistema entrou normalmente, tudo
funcionando. Foi só desligar o computador e
entrar de novo que BUM! aconteceu a mesmíssima coisa.
obtive as mesma mensagens do kernel e do fsck do tomsrtbt :((

Gostaria de saber o que está acontecendo, antes
de cometer um homicído matando Marcelo Tossati.

( Uso um woody num pentium-classic 166Mhz 64Mb Ram)
 Alan Pancieri Berger <x0tt3r@yahoo.com.br>
 : :'  :  | ^ Debian GNU/Linux ^ |  Powered
   `-     "Claro que sou Metido! Se não fosse,
 ///////   seria de proveta."