Re: Cria??o da lista Debian-BR (Era: MANIFESTO)

Oi , existem razões e razões para moderar uma lista.
No caso da linux-br existiram duas linux-br, uma
acabou ficando com a conectiva e outra acabou no
cipsga (ambas vieram da linux-br original da unicamp,
que eu tive o privilégio de ter criado com outros
malucos e administrado).

No caso havia uma linux-br com tráfego quase insuportável
e outra com tráfego moderado, esse era um motivo excelente
para moderar a lista, reduzir o volume de postagens e
aumentar a qualidade média das discussões, havia uma
alternativa não moderada que satisfazia a todos que
não gostassem da idéia ou suportassem o alto tráfego.

Mas no caso da debian-br estamos discutindo uma nova
estrutura para o projeto debian-br. A proposta envolve
a criação de uma lista para assuntos exclusivamente
administrativos do projeto, e não para dúvidas técnicas.

Dúvidas técnicas em debian *devem* ser mandadas para
debian-user-portuguese e não para nenhum outro lugar
se quisermos evitar a fragmentação de nossos esforços,
Qualquer outra lista criada sobre o debian em português
para auxiliar usuários estará duplicando os esforços
desta.

A proposta de moderação serviria para se criar um
maior controle sobre a não desvirtualização da lista
debian-br, através do bloqueio das dúvidas técnicas
e a indicação do caminho correto para estas dúvidas,
a debian-user-portuguese.

Somos todos contra a censura e a moderação é um
processo sempre desgastante para o moderador e
oneroso para as discussões (posso falar, já
moderei a linux-br por muito tempo, eu e minha
mãe já fomos chamados de tudo quanto é nome).

Pode dormir tranquilo, não haverá censura e
provavelmente ao que indica não haverá
moderação também :)

Abração

P.S.:
Mas que de vez em quando dá vontade de moderar
mensagens do tipo "como eu converto .raw pra .iso"
ah, isso dá, tem aparecido umas 3 por semana! :)

STFMLA Oras :) (Search The Fine Mailing List Archives) ;)

On Fri, 17 May 2002 14:18:12 -0300 (ART) Marcelo Laia <mlaia@yahoo.com> wrote:
> Ola a todos voces que estao discutindo a "provavel"
> lista debian-br moderada.
>
> Minha formacao nao tem nada a ver com ciencia da
> computacao: sou Engenheiro Florestal com mestrado na
> area de Genetica, Transformacao Genetica e
> Biotecnologia. Muitos de voces, se nao trabalham com,
> ja ouviram falar de BioInformatica. Basicamente
> consiste de ferramentas desenvolvidas em Perl sob
> Unix/Linux aplicadas ao "desvendamento" de genomas.
>
> Quando comecei a estudar esta minha area, vi a
> necessidade de aprender alguma coisa sob informatica
> [...]

Eduardo Marcel Maçan 		Gerente de Redes / Network Manager
macan@colband.com.br		Colégio Bandeirantes