Re: MANIFESTO

Claudio Ferreira Filho <filho@novanis.com.br>Claudio Ferreira Filho wrote:
> Olá a todos

Olá,

> 2o lugar, qto a questão de atualização : sou responsável pela tradução
> do OpenOffice.org(OOo) para o pt do Brasil e estou bastante inteirado do
> desenvolvimento do mesmo . Algo q acompanho lá e acho extremamente
> importante é a "relação pré e pós venda" . Diria q o OOo seria o Debian
> dos Offices, embasado numa ideologia e trabalho *realmente* voluntário .

Parabéns mesmo :-) O OpenOffice sem dúvida é fundamental.

> No entanto, existe um subprojeto chamado MARKETING q é justamente uma
> espécie de interface entre o usuário final de qquer espécie (empresa, de
> casa, soho, etc) com a turma do desenvolvimento, e isso é uma peça
> *fundamental* para a evolução do mesmo .

Meu irmão tem ótima formação em Marketing e Planejamento Estratégico, pelo
que acompanho e no trabalho com ele (temos uma empresa nanica de fundo de
quintal para construção de sites) realmente é uma ciência completa e
extremamente útil, aliás, está sendo fundamental para o sucesso de nossos
trabalhos. O problema é que toda a Teoria e Prática do Marketing
corresponde a um determinado sistema de produção atualmente em uso (sistema
este que sem dúvida tem plenas qualidades para ter feito tanto "sucesso").

Porém, estou cada vez mais certo de que o projeto Debian é a primeira
concretização real e em grande escala de um novo modelo de produção e
trabalho em equipe e como tais sistemas teóricos eram válidos e fundamentados no modelo passado precisarão talvez de sérias alterações ou até ser descartados completamente. Um ponto exemplar é a divisão "Turma do Desenvolvimento" VS "Usuario Final". No Software Livre essa divisão vai por água abaixo, todo Desenvolvedor usa o seu Produto e todo Usuário pode e *deve* (O sistema de produção está baseado na cooperação) ajudar, seja em sua especialidade ou até mesmo com código (patches ultra-específicos, relatos de bugs, etc...).

Ok, isso não significa que não precisemos de conhecimentos de Marketing e
Planejamento Estratégico no momento, pelo contrário.

Como com certeza demorará uns bons anos (espero ainda estar por aí) até que um novo sistema base para o mundo em que vivemos seja proposto e mais ainda, seja implementado pelo mundo, considero que estamos numa época de transição. E, então, temos que fazer o possível para posicionar nossos "produtos" no mercado de forma que desde já sejam amplamente usados, até para "forçar" a passagem para uma nova era. E neste ponto, pessoas com a formação adequada ou maiores conhecimentos sem dúvida são muito bem-vindas e extremamente necessárias :-)

> Já indaguei algumas pessoas q CONHECEM sobre linux e qdo pergunto sobre
> "Qual a distro a usar ?" a resposta é : "Para usar dia a dia, Conectiva
> ou RedHat, mas se vc quiser para *uma vida*, é Debian" .

Faltou esclarecer melhor o que você quis dizer com "CONHECEM". Mas mesmo
sem compreender bem o contexto, acredito que o ético e "correto" a se fazer
é abraçar a Vida.

> "Mas para que um para o dia a dia e outro para uma vida ? Pq não os 2
> numa só ?" - "Pq o Debian não tem aquela preocupação em atualizar, não é
> tão amigável com usuário final, etc ..." .
>
> Sou usuário já a alguns anos e entendo bem o q são estas respostas .
> Achei fascinante a ideologia do Debian e até adotaria para "o dia a dia"
> se não tivesse o achado um pouco anti-produtivo . Não questiono sua
> qualidade, apenas a falta da simplicidade, q é fator q ganha disparado o
> usuário final .

Acredite, foi só uma primeira impressão :-)

Debian é muito simples e claro em seus princípios mas é naturalmente
complexo na sua implementação, principalmente levando-se em conta seus
propósitos universais. Por isso tem a maior equipe de Desenvolvedores trabalhando em conjunto. No entanto, já existem e estão sendo criadas
interfaces "amigabilíssimas" direcionadas aos mais vários "segmentos de
mercado" (urgh). Em especial destaco a atual proliferação e início de
esforços em várias direções pelas sub-Distribuições (mas dentro dos mesmos
princípios de produção) baseadas em Debian: Debian Jr. DebianMed Demudi são a cara futura para o Debian.

A propósito, também me considero usuário :-) Se pudesse (e se a tecnologia
já fosse real) só usuaria sistemas embarcados :-P Se não tivesse certa vocação (mas pouco talento :-P) para penetrar as entranhas lógicas do sistema (e não tivesse razões de subsistência financeira) talvez não tivesse voltado à programação quando ingressei com meu irmão no mercado de construção de sites. E inclusive onde me "aprofundei" mais foi exatamente no que era necessário para atuar na área (e na Internet o Software Livre é o presente). Se o Software Livre não tivesse cruzado meu caminho provavelmente estaria de saída da área já :-) Mas reconhecendo a importância crucial das idéias tenho procurado ajudar onde posso :-)

Hoje, o Debian não poderia ser mais simples, já é simples (mais que outras
distribuições) o suficiente para o dia a dia, apenas é preciso gastar um
tempinho entendendo alguns princípios básicos e dominando umas poucas
ferramentas fundamentais. E o suporte a grande comunidade Debian fornece.
E você ainda pode ajudar!

Quanto ao problema da simplicidade e da necessidade do aprendizado para ir
mais longe lembro um ótimo texto distribuído no Dicas-L:

http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/20020219.shtml
http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/20020220.shtml

:-)

Simplicidade existe, Estabilidade existe, Abrangência existe, Documentação para iniciantes existe (não apenas traduzida mas produzida aqui mesmo), ferramentas simples existem, suporte imediato e em vários canais existe, o único fator com o qual nós usuários temos que entrar é com a disposição para aprender o mínimo.

> Acho q a preocupação do Hélio 100% fundamentada . +1 voto para o
> manifesto .
>
> Claudio

A iniciativa do Hélio é fundamental para avançarmos. O aspecto que quero destacar é a competência dele, conhecedor dos *BSD, e que então conhece outro modelo de produção e sem dúvida podemos e devemos aproveitar outras soluções já em prática para melhorar sempre. Eu, "infelizmente", só conheço melhor o Debian :-)

Lembro também que além da avalanche de mensagens na debian-devel e listas mais específicas, de grande valia para evitar "bater nas mesmas teclas" serão as Debian Weekly News, que resumem muitas vezes e sempre dão links para threads longas e importantes e muitas vezes críticas sobre problemas do gênero levantados no Manifesto.

Já que estamos em fase de novas idéias, aproveito para propor um desdobramento adequado para o próximo GNU/Bumba:

GNU/Teco-teco (com direito a "esticada" ao Japão buscar o imprescindível Teko)

BumBSD (com as discussões fervilhantes de praxe e reprise eterna de sessões da tarde)

Canoafurada/OpenSource :-P

Titanic/SoftwareProprietário

Abraços,

Luis Alberto.

--
Luis Alberto Garcia Cipriano
Músico, Programador e Tradutor voluntário