Re: MANIFESTO

Olá.

É interessante apenas comentar que muitos dos problemas que foram
ou serão expostos já podem ter sido discutidos nas listas Debian.
Geralmente, os arquivos da debian-devel ajudam e muito a ficar por
dentro de inúmeros problemas já expostos em relação ao projeto Debian
e sugestões para combatê-los.

É evidente que o projeto Debian sofre de muitos problemas. É inevitável,
eu reconheço que nunca conseguiremos ser perfeitos, mas podemos
fazer o máximo possível para atingir um nível elevado de satisfação de
nossos usuários (e eu também me incluo, pois também sou um usuário
Debian).

Com relação às modificações nos arquivos em /etc não posso opinar com
muita propriedade pois uso Debian somente a partir do lançamento do
release 2.2 (potato), mas tenho acompanhado bem de perto o esforço que é
feito pelos mantenedores para que seus pacotes causem o mínimo possível
de mudanças.

É lógico que nem sempre essas mudanças são transparentes para os usuários,
mas o uso de recursos como o framework debconf pode ajudar bastante em
relação à essa questão. Tenho visto inúmeros pacotes que implementam
avisos indicando que um arquivo de configuração foi mudado para uma nova
localização na àrvore de diretórios. Alguns chegam até mesmo a ter o
cuidado de perguntar se o usuário quer copiar o antigo arquivo de
configuração para a nova localização e apagar o antigo. Mas friso: um
pacote Debian **não pode** (e eu repito **NÂO PODE** e nunca deve
fazê-lo) modificar arquivos de configuração sem antes ter a autorização
do administrador do sistema. Caso isso ocorra sem o consentimento do
administrador, isso é um bug crítico, que fere a Debian Policy[1] e
deve ser reportado como tal. Bugs dessa categoria efetivamente impedem
que um pacote seja lançado em uma versão estável Debian.

Sobre a tempo de release, essa questão já é antiga e têm circulado na
debian-devel há muito tempo. Em uma certa época, cheguei a presenciar de
duas a três propostas semanais (sim, duas ou três propostas por semana)
com sugestões de como melhorar o problema. É um problema complicado, de
difícil resolução, mas acredito que estamos caminhando no caminho certo
com a implantação do sistemas de pools. Seria bom verificar a
plataforma[2] do Líder de Porjeto Debian (DPL) recentemente eleito,
Bdale Garbee, e conferir o que o mesmo pensa sobre isso. É importante
comentar que todos os três candidatos à DPL apresentaram propostas ou
comentaram de alguma forma sobre tal problema. Ou seja, a comunidade
Debian têm conhecimento dos fatos e se importa com os problemas
existentes.

Outro ponto importante, e que logicamente muitos já devem saber, é que o
projeto Debian é o grande laboratório de testes da maioria dos softwares
em relação à portabilidade. Muitos projetos de software não possuem
recursos ou não se importam em testar seus softwares em diversas
plataformas. Um pobre mantenedor Debian muitas vezes transforma um pacote
contendo o código-fonte de um software em um pacote que compila,
funciona e se comporta da mesma maneira em, atualmente, 11 (onze)
plataformas diferentes. Imaginem a quantidade de trabalho que o
mantenedor dos pacotes do XFree86 não têm ? E da glibc ? E de todos os
pacotes do KDE, GNOME e outros grandes projetos de software livre ?

É fácil algum usuário reclamar que a distribuição X já possui os
novíssimos e atualizados pacotes do XFree86-4.2.0 e do KDE3 e que vai
parar de usar o Debian por isso, mas talvez esse usuário não tenha a
noção de que a distribuição X tem um trabalho muitíssimo mais simples
do que o projeto Debian, pois geralmente tal distribuição oferece os
pacotes binários para apenas uma plataforma (geralmente i386).
Pessoalmente, essa é uma das razões pelas quais eu não concordo com
pessoas que dizem que mantenedores Debian só sabem fazer "pacotinhos".

Muitas pessoas não possuem a idéia de que outras plataformas diferentes
da i386, por exemplo, usam como compilador padrão o gcc3 e que uma grande
quantidade de código-fonte de inúmeros pacotes teve que ser consertado
para que tais pacotes pudessem ser compilados e funcionassem nessas
plataformas. Isso é trabalho do desenvolvedor oficial do software, mas
as pessoas "que fazem pacotinhos" botam a mão na massa e o fazem.

Bem, creio que já escrevi bastante, mas o que quero deixar claro é que,
por favor, pensem bastante e procurem se informar sobre o que já está
sendo feito para amenizar os problemas antes de propor sugestões para
consertar algo para o qual a conserto já está em andamento.

E Hélio, de maneira alguma essa mensagem tem algo de pessoal contra
você. Longe disso, não quero desentendimentos com você nem com ninguém
da comunidade Debian.

> OBS: DEVELOPERS, NÃO TENTEM RETORNAR MAIL SE JUSTIFICANDO, POIS A INTENÇÃO
> DO MANIFESTO NÃO É ESTA.

Como eu não sou um mantenedor Debian, acho que posso compartilhar minha
opinião com o restante dos assinantes da lista :-)

[1] http://www.debian.org/doc/debian-policy/ . Toda a seção 11.7 é
relevante, em especial os itens 11.7.1 à 11.7.3.
[2] http://www.debian.org/vote/2002/platforms/bdale

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Personal Web Site                  http://www.utah.com.br/~andrelop ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||