Re: no consigo conectar com usuario comum

Em 05/05/2002, 18:21, Felipe escreveu:
> Eu dei o dpkg-reconfigure ppp, e ele voltou ao prompt, não apareceu
> nada, nenhuma mensagem. E esse negócio de setuid eu não entendi, dizem

  Bom, talvez essa pergunta não seja do tipo que você configurou o
debconf para lhe fazer, ou o pacote não use o debconf, ou seilá. Tente
reconfigurar o debconf (dpkg-reconfigure debconf), e/ou ver se o ppp
depende do debconf.

  Em todo caso, você pode usar o dpkg-statoverride manualmente. Para
deixar como está aqui no meu sistema (acho .. qualquer dúvida, man
dpkg-statoverride :-Q):

dpkg-statoverride --update --add root dip 4754 /usr/sbin/pppd

> que não é seguro conectar-se como root, mas o setuid, por segurança,
> só permite o root conectar-se?

  O setuid faz com que o programa sempre seja executado como se fosse
chamado pelo usuário dono, que nesse caso é o root. Por isso o pppd só
pode ser executado por usuários do grupo dip (e o root), para evitar que
um usuário mal intencionado e não-confiável (fora do grupo dip) se
aproveite de falhas.

  Não é seguro conectar-se como root a serviços como IRC. No caso de
conectar-se à Internet com o ppp é necessário ser root (ainda que pelo
setuid).