Re: Script para adicionar usuario

Olá Pessoal!

Tenho um scrip que um amigo meu (mais ele do que eu) e eu fizemos, para
cadastrar usuários no sistema pela web. Ele é feito em perl+cgi. Talvez não
seja exatamento o que você quer mas pode pegar e altera-lo como quiser, e se
ficar melhor por favor mande uma cópia para mim para eu poder atualizar!
Ele ainda não está 100% pronto, mas estamos trabalhando para isso.

Para fazer o download desse script:
http://henrique.anglocampinas.com.br/download/Cadastro_Usuarios.tar.gz

[]'s
Henrique

 > E ai pessoal,
>
> E o seguinte, estou tentando fazer um shell script para eu adicionar
usuario ao meu sistema, tipo :

 > [daniel@bard daniel]$ adus.sh nomeusuario senha
 >
 > o comando 'adduser nomedousuario' pede a senha e depois umas informacoes
do usuario mas usando o script >nao sei como fazer para "preencher" esses
campos com variaveis do script. O comando 'useradd' adiciona o >usuario ao
sistema mas nao cria o diretorio /home/nomeusuario mesmo usando o a opcao -d
/home ele nao cria >o home desse usuario. Esse script e para adicionar
usuario ao sistema por uma pagina php. Se alguem tiver >alguma idea de como
resolver isso ficaria grato.

> Olah,
>
> Conheco duas maneiras de fazer isto. A primeira e a mais facil eh usar o
expect (apt-cache show expect) para adicionar usuarios com o adduser. Para
quem nao conhece, o expect espera determinadas strings para enviar uma
resposta. Consulte o man para entender melhor como ele funciona.

> A outra forma eh criar um script na linguagem de programacao desejada.
Pode ser em perl (macan??), python, ruby, etc... Depende da tua
criatividade! :)