Re: linux em 386

Caro Marcio e tod@s,

Gostei da tua idéia da escola, acho que precisamos destas iniciativas, especialmente no mundo GNU/Linux.

> sou novo no mundo Linux, e so agora estou usando a Debian, eu gostaria
> de saber se existe uma maneira de instalar o Debian em um 386DX40 com
> 8MB de RAM. HD de 200MB  e monitor VGA monocromatico. Eu tenho 7
> maquinas assim em casa e gostaria de montar uma escola de linux para
> pessoas carentes.

Existem múltiplas maneiras, porem acho que o mais aconselhavel seria achar uma maquina um pouco mais potente e rodar um servidor gráfico. Quem pode dar umas dicas para isso é o Djalma do Rio (dvalois@cipsga.org), que tem uma rede parecida.
A Rosane da IMA em Campinas (rosane.barretto@ima.sp.gov.br) também está trabalhando com um servidor gráfico e clientes 486.
No mais ouvi falar que o CDI não é lá muito amigo da Software Livre, mas ainda não tenho experiência pessoal com el@s.
Seria bom se você podia dar um pulo no Fórum Software Livre em Porto Alegre, que vai ter todo o pessoal presente (sem querer fazer propaganda;-)

> Tambem gostaria de saber se existe algum editor de texto capaz de rodar
> nessa maquina, pode ser no console mesmo e que aceite o famigerado
> padrao .DOC?

Para ler os poucos documentos que ainda cheguem em formato .doc no meu PC, eu uso o antiword no modo texto.

> Obrigado a todos desde ja, e se alguem quiser colaborar com o meu
> projeto de Linux para pessoas carentes...agradeco.

Por enquanto estou bastante (sobre-)carregado com a implementação do Software Livre no MST, mas tenho umas idéias parecidas para a população rural "carente".

Um abraço solidário,

pascal