linux em 386

bom dia pessoal,

sou novo no mundo Linux, e so agora estou usando a Debian, eu gostaria
de saber se existe uma maneira de instalar o Debian em um 386DX40 com
8MB de RAM. HD de 200MB  e monitor VGA monocromatico. Eu tenho 7
maquinas assim em casa e gostaria de montar uma escola de linux para
pessoas carentes.
Tambem gostaria de saber se existe algum editor de texto capaz de rodar
nessa maquina, pode ser no console mesmo e que aceite o famigerado
padrao .DOC?
Nao que eu goste dele, claro, eu uso (correcao...estou aprendendo) o
EMACS.
Obrigado a todos desde ja, e se alguem quiser colaborar com o meu
projeto de Linux para pessoas carentes...agradeco.

Marcio