impressão e som

Daniel,

 >  Pessoal, sou um novato em Debian GNU/Linux e estou com algumas
 > dificuldades.  Primeiro: como eu faço para imprimir? Já li um monte
 > e só me atrapalhei. Tenho uma Epson Stylus Color 600 e simplesmente
 > não sei nem por onde começar.

Bom, o melhor eh voce ler o HOWTO que existem em
/usr/share/doc/HOWTO/en-txt/:

-  Printing-HOWTO.gz
-  Printing-Usage-HOWTO.gz

Jah que existem varios "ambientes" para impressao. Por exemplo, eu uso
o Lprng com o Apsfilter e funciona perfeitamente.

Um site que voce pode olhar eh www.linuxprint.org e lah tem bastante
documentacao tambem.

 > Segundo: apesar de na instalação o programa pedir a placa da placa
 > de som, ela não ficou configurada. Como eu faço para configurá-la?
 > já olhei no /dev e não tem nenhum snd por lá ou algo
 > parecido. Minha placa de som é uma Sound Blaster 32 AVE.

Bom, se voce usa o Woody, pode usar o sndconfig, porem eu prefiro
colocar os parametros no modulo do kernel. Se voce tem o Windows
rodando, pode aproveita-lo para pegar as informacoes da placa como
IRQ, DMA, ...

Para configurar os modulos, podes usar o modconf e na sessao 'Sound'
selecionar o modulo para sua placa. Basicamente eh isso.

Se o usuario que for usar o som eh diferente do root, voce deve
adiciona-lo ao grupo audio. Para isso use:

#: adduser <usuario> audio

 > Terceiro: é possível o linux visualizar a
 > partição windows? como?

Sim, para isso, voce precisa carregar o modulo do sistema de arquivo
que voce usa atraves do modconf e usar o mount normalmente.

[]s
Otavio

--
        O T A V I O    S A L V A D O R