Re: apt x rpm

On Tue, 16 Apr 2002 08:52:37 -0300
irado furioso com tudo <irado@globecom.net> wrote:

> por quê a prevista 'normalização' do Linux privilegiou o uso do rpm em
> detrimento do apt?? Até mesmo a Conectiva Linux vem usando o apt, o que
> (IMHO) indica a superioridade dêste em relação ao (tradicional RH's
> like) rpm. E (ainda IMHO) eu acho o apt bem mais 'esperto' do que o rpm,
> na resolução das dependências

	Com relação ao LSB não posso opinar muito, mas você está confundindo
o apt com o pacote Debian, que é o deb. Se você der um ls no diretório
/var/cache/apt/archives/ verá que os todos os pacotes que o apt baixa têm a extensão
.deb. O apt que a Conectiva utiliza baixa pacotes rpm.

	O apt é uma ferramenta de gerenciamento de pacotes, que facilita sua
instalação/remoção/configuração/etc.

	Veja:

"No início havia o .tar.gz.  Os usuários tinham de penar para compilar cada
programa usado em seu sistema GNU/Linux, ou outro qualquer.  Quando o Debian
foi criado, sentiu-se a necessidade de um sistema de gerenciamento de pacotes
instalados no sistema.  Deu-se a esse sistema o nome de dpkg. Assim surgiu
o famoso `pacote'.  Logo após a Red Hat resolveu criar seu conhecido sistema rpm.

Rapidamente outro dilema tomou conta das mentes dos produtores de GNU/Linux.
Uma maneira rápida, prática e eficiente de se instalar pacotes, gerenciando
suas dependências automaticamente e tomando conta de seus arquivos de
configuração ao atualizar.  Assim, o Debian, novamente pioneiro, criou o APT ou
Advanced Packaging Tool, hoje portado pela Conectiva e incorporado por algumas
outras distribuições."

Fonte: Como usar o APT
http://debian-br.cipsga.org.br/view.php?doc=apt-howto-pt_BR

--