Re: Off Topic: I Curso de Informatica do MST

On Wed, 10 Apr 2002 02:51:05 -0300
Luis Alberto Garcia Cipriano <lacipriano@uol.com.br> wrote:

> Não queria entrar nisso, mas como muitos aqui já manifestaram a atitude
> burra (mas compreensível) de "não me envolva em políticas", acho melhor
> comentar algo para que não fique registrado como ponto pacífico de que
> nossa comunidade em média pensa o mesmo (especialmente os comentários
> infelizes flamejantes sobre o cenário político brasileiro atual).

Talvez seja uma atitude burra. Talvez não.
Não vou viver para sempre e não tenho energia para me meter em poços sem fundo.
Você pode não concordar, mas eu sinceramente acho que luta de classes,
maniqueísmo simplista (as empresas são malvadas, a esquerda é boa - capitalismo
é o diabo, as esquerdas são humanas, etc.) e esse papo de que não se pode fugir
da discussão política já deram o que tinham de dar.
Quero algo melhor. Algo novo.
Chega de política. 3000 anos de política nos levaram a isso que vivemos hoje,
com todos os problemas que vc apontou.

Devemos criar algo novo, realmente novo.
O Software Livre é um exemplo. Aqui vc tem a verdadeira democracia. Se o seu
programa for bom, todos vão usar. E não pelo que vc fala, ou porque vc tem
carisma, ou porque manipula as massas. As pessoas vão usar o programa pelo que
ele realmente é. Sem conchavos. Mostre o código e toda a verdade vem à tona.
Infelizmente não podemos ler o código dos políticos;-)

> Ok, aqueles comentários com os termos mais inapropriados e indesculpáveis
> no contexto não. Mas veja os seguintes:
>
> "Já basta as assembléias de estudante no tempo da universidade e aquele
> monte de bandeiras vermelhas metidas no DCE, DA, etc."
>
> "Não tenho partido político. Não sou de esquerda, direita ou o que seja.
> Apenas quero viver, trabalhar, produzir, criar a minha família, etc.
> Estou de saco cheio de políticos, ideologias, representantes, sindicalistas,
> movimentos populares, etc."

Você me daria licença de pensar assim? Posso ter minhas próprias idéias?
Estou de saco cheio mesmo. De todos os políticos.
E estou cheio de escutar esse papo "vc não pode ser um analfabeto político"
"Venha para as assembléias, assembléias que nós vamos manipular e a sua presença
vai legitimizar aquilo que NÓS vamos decidir"

> Isso pra não falar do FUD em torno do MST que você papagaiou depois...

Eu não papagaiei nada. Papagaio é aquele que repete o discurso dos outros.
Graças a Deus eu falei sobre o que EU penso. Vc pode notar que eu não citei
nenhuma ideologia ou partido como meus, ou como merecedores da minha simpatia.
Vc pensa diferente. Tudo bem, cada um na sua. Falo do que eu vi na minha vida.
Talvez vc tenha tido outras experiências.

> Como bem lembrou o Cláudio Max não podemos nos omitir, mesmo que o cenário
> seja tão desanimador como hoje. Mas claro, como bem lembrado pelo kov, os
> projetos de Software Livre em si e os grupos de usuários, *não* devem estar
> ligados diretamente a organizações políticas, muito embora os objetivos do
> Software Livre sem dúvida se encaixam melhor com algumas tendências
> políticas conhecidas, então é natural a aproximação.

Não vejo essa relação como automática. Fazer essa relação automática pode
afugentar muita gente do SL.
Acredite, eu não me omito na minha vida pessoal. E por não me omitir já perdi
muita coisa. Já vi o puxa-saco conseguir muitas coisas apenas por
saber a quem puxar o saco, enquanto quem diz o que pensa é mandado ao
ostracismo. Eu digo o que penso, e pago o preço disso honestamente.
Se não te agrada, tudo bem amigo. Vamos discutir de forma sadia, sem ofensas
pessoais.

> [...]
> sobre se isto que estavamos vivendo no mundo ocidental hoje é democracia.
> Tudo dirigido pelo poder financeiro, todas as relações monetarizadas,
> democracia de fachada, o verdadeiro poder é do capital especulativo
> multinacional. O quadro é mais grave ainda quando observamos as
> consequências dessa ditatura do capital especulativo, a educação foi pro
> brejo há tempos, o potencial transformador da arte está maquiavelicamente
> domesticado (a contra-cultura foi absorvida pela cultura de massa) e
> valores insensivelmente antisociais foram impostos mundo afora.

Concordo com vc. Por isso mesmo que devemos buscar uma alternativa e não a mesma
coisa com outro nome.
Acredite, as esquerdas não têm uma fórmula melhor. Não são melhores que a
direita de jeito nenhum. Na minha cidade vivem alguns russos, já conversei com
eles sobre isso. Já conversei com cubanos também. Nenhum deles me falou do
paraíso, pelo contrário.
Talvez vc não veja tanta roubalheira na esquerda, mas vê algo pior: eles te dão
esperança de um mundo melhor, te fazem acreditar que é possível um governo
democrático. E então um belo dia vc começa a notar que o fulaninho conseguiu
aquele cargo tal porque é do partido. Que aquele mesmo político que defendia as
greves quando era oposição, agora, como prefeito, corta o ponto dos funcionários
no 5o. dia de paralização, etc...
Devo fechar os olhos para isso? Isso não significa nada?
A esquerda governa o meu estado e a minha cidade. Fizeram muitas coisas boas,
mas também já fizeram muita besteira. O problema é que os caras não querem
admitir as besteiras. Se os líderes do MST admitissem que é uma barbaridade
algumas coisas que eles fazem eu os respeitaria. Se eles repudiassem a violência
e a destruição de prédios públicos eu os respeitaria.
Esse é o mundo que eu quero, que todos queremos, sem violência burra travestida
de manifestação política. Querem que as pessoas simpatizem com isso?
Não se pode ser senso crítico apenas em algumas situações.

> Não, definitivamente não é esse mundo que nós queremos.
>
> E quando nós usamos software livre, e principalmente quando damos nossa
> contribuição, já estamos alterando esse quadro :-) Mesmo que de imediato
> você possa repudiar a idéia, sim, você está tendo uma atitude política, nós
> estamos :-)

Isso sim, defender o Software Livre até a morte ;-)
Acho que com isso sim podemos mudar o mundo. Se o Brasil todo usasse SL as
pessoas pensariam mais e seriam menos enganadas pelos outros. Então, poderiamos
ter um mundo um pouquinho melhor.

Nesse ponto a esquerda poderia fazer mais. Como disse antes, eles governam o meu
estado e a minha cidade e apoiam o SL. Pois bem, nunca vi uma palestra promovida
pela prefeitura da minha cidade falando disso. Poderiam criar incubadoras
tecnológicas para ajudar pequenas empresas que querem usar o SL e não tem
conhecimento técnico suficiente. Poderiam fazer palestras nas escolas, etc.
Esse tipo de iniciativa eu estou disposto a ajudar, não importa o partido.
Se houver um curso na minha cidade aberto a TODOS que queiram participar eu
ajudo como puder.

Por que um curso para o MST e não um curso para quem queira participar, não
importando se é do MST ou não?
Será que o pessoal do MST precisa mais que o cidadão que anda pelas ruas da
cidade desempregado e sem perspectivas?

Não quis ofender o pessoal que vai dar o curso para o MST. De modo algum. Apenas
quis expor a minha opinião.
Vocês estão fazendo algo. Pode não ser o que eu faria, mas é melhor que não
fazer nada.
Desejo que seja um bom curso e que vocês se divirtam ;-)

Abraços

Leandro