Re: ALCA

Gustavo Noronha Silva wrote:

> A posição do Brasil até hoje é: não, nós não vamos negociar alca por enquanto,
> ainda mais com os EUA impondo tantas restrições.
>
> O básico é isso... quanto ao que a ALCA vai impor e não vai impor, isso vai
> depender de negociações entre diplomatas e votações nos congressos. Vai depender
> do Brasil aceitar a DMCA ou não.
>
> E na minha opinião, os EUA vão acabar aceitando que algumas coisas como DMCA
> fiquem fora do acordo final, já que eles precisam da ALCA rapidamente
> para fazer frente à União Européia, que está em boas condições de tomar
> novamente a liderança do mundo.

> [...]

Olás,

Muito boa essa discussão, sugiro que conheçam o quilombo digital:

http://quilombodigital.org/

A lista de discussão de lá tem estado bem movimentada e com mensagens muito boas mesmo (e longas também :-P). Assinem (tem o histórico disponível lá também):

Estou um pouco confuso quanto ao papel que o quilombo deve (ou pretende) cumprir na Comunidade de Software Livre Brasileira, iniciativas como as discussões nessa lista e o webring sempre me pareceram atribuições do CIPSGA.

Em especial, uma coisa que tem me preocupado muito é o fato de não termos um centro de notícias com participações, comentários e discussões boas em português :-( Aquele que há uns bons meses atrás sempre achei que cumpria esse papel tem decaído cada vez mais, está no fundo do poço hoje:

http://pontobr.org/

E como cada grupo de usuários hoje em dia lança seu site com suas notícias (e todos acabam usando muito "copia e cola" das piores fontes possíveis) os comentários acabam ficando espalhados, sem possibilidade de discussão entre pessoas de diversos pontos de vista.

Pessoalmente, tenho me forçado a sempre comentar notícias no site de notícias do CIPSGA e postar notícias lá (tenho postado anúncio dos novos números da DWN e do Resumo GNOME, disponíveis em pt_BR, por lá), mas a discussão dificilmente ocorre por vários motivos, como qualidade das notícias postadas lá, poucos usuários/leitores, não permissão de comentários anônimos, problemas óbvios de usabilidade (comentários em letra preta sobre fundo azul razoavelmente escuro) e também a visão que muitos tem do CIPSGA de que ele é político demais ou GNU demais...

http://www.cipsga.org.br/

Parece que o quilombo (conforme o capitulino, que encontrei hoje no canal #debian-br) vai reformular sua página e entre outras coisas pretende levar sua lista de discussão para a página inicial, inclusive com formulário para postagem direta pelo browser. O que talvez seja o que tenho em mente que precisamos.

Mas o que eu acho que precisamos ? Acredito que para usuários, jornalistas e curiosos ainda não usuários de Software Livre muitas vezes a referência direta a um bom weblog de notícias é de mais rápido acesso para uma visão geral do que está acontecendo e muitas vezes a primeira impressão pode vir das discussões feitas em sites do gênero. Ao que me parece, o site que sempre tem (ainda) uma boa visitação e muitos comentários e discussões (embora a qualidade tenha caído dramaticamente nos últimos meses) é o pontobr. Do jeito que está lá, não podemos deixar que aquilo alguns pensem que seja nosso retrato...

Por isso, entre as opções disponíveis no momento acho que o CIPSGA seja a melhor. Não deixem de discutir por lá também (claro, eu também prefiro discutir nas listas, papear no irc, mas a visibilidade nos weblogs é maior). Sugestões de outras soluções são bem vindas também :-)

Uma idéia imediata! Além de discutir por aqui, Raphael, poste a notícia que vc leu (com os links bonitinhos e já com o seu comentário inicial) lá no cipsga e vamos discutir por lá também. O mesmo vale para as ótimas discussões que tem ocorrido na lista do quilombo. Esses assuntos são importantes demais para estarem "escondidos" nas listas.

Abraços,

Luis Alberto.

--
Luis Alberto Garcia Cipriano
Músico, Programador e Tradutor voluntário