Re: ALCA

Em Fri, 5 Apr 2002 16:16:08 -0300, Raphael Derosso Pereira - DephiNit
<dephinit@softhome.net> escreveu:

> Olá pessoal,
>
> Gostaria de abrir uma thread sobre a ALCA. Lí numa entrevista publicada pela
> LWN com o RMS que a ALCA vai impor todas as leis tipo-DMCA para toda as
> Américas. Como estou por fora da política, gostaria de saber de alguém que
> está mais por dentro qual o andamento das negociações e qual a posição atual
> do Brasil nisto.

A posição do Brasil até hoje é: não, nós não vamos negociar alca por enquanto,
ainda mais com os EUA impondo tantas restrições.

O básico é isso... quanto ao que a ALCA vai impor e não vai impor, isso vai
depender de negociações entre diplomatas e votações nos congressos. Vai depender
do Brasil aceitar a DMCA ou não.

E na minha opinião, os EUA vão acabar aceitando que algumas coisas como DMCA
fiquem fora do acordo final, já que eles precisam da ALCA rapidamente
para fazer frente à União Européia, que está em boas condições de tomar
novamente a liderança do mundo.

Mas enquanto o Bush não sair de lá vai ser difícil, porque ele resolveu
encrencar com o Brasil... e hoje o Brasil (graças ao nosso atual presidente
e a vários diplomatas) tem poder internacional para peitar os EUA em algumas
questões (vide a base espacial brasileira, fernandinho beira-mar, o
diplomata líder da comissão de desarmamento químico da ONU, etc), inclusive
a questão da ALCA.

Não é questão para se preocupar *agora*, mas é um assunto que vai merecer
uma mobilização do povo do software livre em Brasília, fazendo lobby e
protestos contra essas partes da ALCA.

[]s!

Debian: <http://www.debian.org> * <http://debian-br.cipsga.org.br>