Re: boot múltiplo

Como está, tchê?

| tô apanhando muito pra incluir um FreeBSD em box que hoje já conta com
| duas Debian, um RH7.2 e uma SuSE 7.0.

Bem... eu parei de usar o FreeBSD no início de 98 (foi o primeiro *NIX
que usei em casa, depois do Solaris), logo estou um pouco (muito?)
enferrujado...

| situação:
|
| hda1~9: 2 debian, 1 rh 7.2, 1 swap
| hdb1~4: pretende-se instalar FreeBSD e OpenBSD + swap
| hdc1~3: SuSE, outro swap.

| Criou-se (dd..) uma cópia do track-0 do hdb, tentando-se sua utilização
| como um novo chain.b, mas debalde: o lilo recusa-se a usa-lo 'assinatura
| incorreta do LILO em chain.b'.
|
| antes que eu me atire aqui pela janela, em bungee-jump sem corda (estou
| no 7o andar), alguém tem alguma sugestão??

Eu lembro de ter usado Linux + FreeBSD na mesma máquina, mas como já
disse, foi a muito tempo.

Uma solução **temporária** seria criar disco de boot para quando tu
precisar usar o FreeBSD... Funciona mas não é nem um pouco elegante.

Uma sugestão para resolver teu problema de forma definitiva: GRUB

O GRUB (Grand Unified Boot Loader) suporta vários sistemas operacionais,
tais como Hurd, Linux, FreeBSD, Windows, OS/2, ...

Exemplo de um fragmento do "menu.lst" (na verdade esse arquivo de configuração pode ter qualquer nome, mas a maior parte das pessoas/distribuições o chamam
assim):

Para Linux, é bem simples:

#==================
# Linux - Exemplo para root no /dev/hda1 (hd0,0)
title = Debian GNU/Linux
        kernel = (hd0,0)/boot/vmlinuz-2.2.18 vga=4 root=/dev/hda1
#==================

Já para o FreeBSD, lembre-se de mudar os dispositivos (se for passar parâmetros, não esqueça que os devices são um pouco diferentes):

# FreeBSD - Exemplo
title  FreeBSD
root   (hd1,2,a)
kernel /boot/loader