[Quasi-OT]Re: Como faço para editar o Kernel do Linux

On Wed 03 Apr 2002 18:09, Andre Viveiros wrote:
> Caros colegas,
> Estou cursando a cadeira de Sistemas Operacionais e
> preciso recompilar o Kernel do Linux como faço isso?
> Preciso tb ter acesso ao codigo dentro do Kernel do
> gerenciamento de memoria ou de escalonamento de
> processos como faço isso ?
> alguem poderia me ajudar ou dar algumas dicas?
> atenciosamnete
> andre

Olá andré,

Primeiramente você precisa pegar os fontes. Existem sempre 2 versões do linux
(kernel) consideradas atuais: a estável e a de desenvolvimento.
Atualmente, a série 2.4 é a estável e a série 2.5 é a de desenvolvimento.
Se o que você quer é apenas estudar algo mais ou menos fixo, então vá atrás
dos fontes do 2.4. Caso queira algo mais volátil, mas mais atual, veja os
fontes do 2.5.

Decidida a questão, pegue os fontes em:

http://ftp.br.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.4/	--> para série 2.4
http://ftp.br.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.5/ --> para série 2.5

Para compilá-lo, leia o Guia Prático, em
http://debian-br.cipsga.org.br/view.php?doc=pratico

Para alterá-lo ou mesmo visualizá-lo, é só ir pirando! Tente descobrir a
estrutura de diretórios e viaje, mas vou avisando: O kernel linux é GIGANTE e
bastante modularizado. Para você entender uma única função, você às vezes,
precisa ler uns 10 arquivos diferentes de código. Vá se preparando... mas é
muito divertido quando você começa a entender...

Boa Sorte,
--
 Raphael Derosso Pereira - DephiNit

    / dephinit@softhome.net /