-----Mensagem original-----
De: Marcio Kuchma [mailto:marciok@durand.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 1 de abril de 2002 18:26
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Assunto: Re: Duvidas sobre Debian

On Mon, 1 Apr 2002 17:53:02 -0300
Gustavo Noronha Silva <kov@debian.org> wrote:

> pela milésima vez:
>
> essa história de que distribuição é pesada ou é leve é puro folclore...
> elas usam mesmo kernel, mesma libc, mesmos programas básicos...
> se você quiser um Mandrake rodando levinho isso *é* possível... é só não
> instalar o mundo de coisas que ele vai querer instalar por padrão e não
> rodar KDE, essas coisas

bom, logicamento isso eh a mais pura verdade... porem, tem umas
distribuicoes que tornam isso mais facil do que outras...

p.ex., ha algumas semanas atras instalei um redhat (argh) e, sinceramente,
nao tive saco para deixa-lo "leve"... resumindo as opcoes, ou voce escolhe
padrao, gnome ou kde, ou vai personaliza-lo na mao. pegando padrao, fica
com 500mb, adicionando gnome *ou* kde, sobe para mais de 1 gb (!) e se
escolher os dois, vai para 1,8gb (!!) - sao numeros aproximados (da minha
memoria) claro.

na instalacao personalizada (minha escolha preferida em qualquer caso),
tem trocentos zilhoes de opcoes para voce escolher... isso eh muito legal,
diga-se de passagem, mas para quem esta sem tempo ou pretende aproveitar
uma parte da madrugada para dormir, fica complicado...

nao precisa nem dizer que nao consegui deixa-la leve porque nao tenho
muita experiencia em distribuicoes que usam rpm como formato principal -
alguem com mais conhecimento teria melhores resultados; por isso nao
condeno o redhat.

porem, ha que se notar que (a) o debian "default" eh bem mais leve e (b) o
slackware tem a selecao de pacotes mais simples e intuitiva que ja vi.

concluindo, o debian "default" eh ainda mais leve que o slackware... na
minha maquina, deu menos de 100mb ao termino da instalacao... :-)

talvez esta mensagem sirva apenas para consumir banda, mas acho que vai
ajudar o colega que tinha inicialmente a duvida... :-)

[]'s

marcio kuchma