Re: Duvidas em aplicativos especificos do Debian

Oi,

> 1) Qual opção do dpkg substirui a opção -F para o rpm? O -F para rpm
> atualiza versões de pacotes
> instalados e mantem as configuraçõs atuais. Sem que seja necessario fazer
> nenhuma alteração nos
> arquivos .conf! Por exemplo se eu baixo uma atualização do apache-common e
> faço
> rpm -ivh apache-commom ele ira sobrescrever meu httpd.conf atual com o que
> vem no pacote novo que
> eu baixei.

   Isso não acontece por padrão no Debian. Se algum pacote sobreescrever
algum de seus arquivos de configuração sem que você explicitamente tenha
pedido para ele fazê-lo (respondendo uma pergunta debconf, por exemplo) esse
pacote possui um bug RC (release critical - crítico) e isso DEVE ser
reportado como tal. Quando você atualiza um pacote usando o dpkg, apt ou
dselect, seus arquivos de configuração devem ser preservados.

   Aliás, segundo a man page do RPM, o -F não é destinado a fazer o que você
mencionou, mas sim para atualizar um pacote RPM somente se uma versão
anterior do mesmo já existir na máquina.

> Ja se eu uso rpm -Fvh apache-common ele faz a atualização e nao altera meu
> httpd.conf, assim
> ele continua rodando normalmente! :)

   É assim que funciona no Debian, por padrão.

> [...]
> Hit http://non-us.debian.org stable/non-US/contrib Release
> Hit http://non-us.debian.org stable/non-US/non-free Packages
> Hit http://non-us.debian.org stable/non-US/non-free Release
> Reading Package Lists... Done
> Building Dependency Tree... Done
> Merging Available information
> Replacing available packages info, using /var/cache/apt/available.
> Information about 4411 package(s) was updated.
>

> Nao eh estranho aqui ele ter feito um update na base de dados em 4411
> pacotes e com o
> apt-get update ele nao ter feito o mesmo ??

O dselect instala mais pacotes do que o apt (bem, dependendo se você deixa ou
não ele instalar) porque ele honra os campos Recommends e Suggests de um
pacote deb. O apt não faz isso e existem discussões se ele deve mesmo
suportar isso. Consulte os arquivos da lista debian-devel e você poderá
checar as discussões.

> [...]
> xaw3dg xbase-clients xbooks xchat-common xchat-gnome xcontrib xdm xext
> xf86setup xfonts-100dpi xfonts-75dpi xfonts-base xfonts-cjk xfonts-cyrillic
> xfonts-pex xfonts-scalable xfs xlib6g-dev xmanpages xmh xnest xproxy xprt
> xserver-common xserver-svga xserver-vga16 xsm xterm xvfb
> 0 packages upgraded, 167 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
> Need to get 92.6MB of archives. After unpacking 226MB will be used.
> Do you want to continue? [Y/n]
>
> Daonde ele tiro a ideia de instala pacote no meu sistema que eu nao tenho

   Dependências.

> A ideia dele nao eh de fazer atualização de pacotes desatualizados ??

   Não só de atualizar, mas também de instalar programas que são necessários
para que outros programas funcionem corretamente'ou seja, dependências.

> Para eu apenas atualizar programas que eu ja tenho instalado eh so apt-get
> update e
> depois apt-get upgrade certo ?

    Fica a seu gosto. Frontends existem vários e o apt-get é apenas mais um.
Eu geralmente uso o dselect para atualizações em massa.

> 3) No manual existe uma referencia para instalar o auto-apt, porem segundo
> o apt-get
> nao existe nenhum pacote com esse nome! Veja:
>
> Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get install auto-apt
> Reading Package Lists... Done
> Building Dependency Tree... Done
> E: Couldn't find package auto-apt
> Debian:/var/cache/apt/archives#
>
> E ae ? Como que eu isntalo isso ?

   O auto-apt existe somente no Woody ou no unstable, mas no na versão
estável (Potato).

> [...]
>
> Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get install libpcap
> Reading Package Lists... Done
> Building Dependency Tree... Done
> E: Couldn't find package libpcap
>
> 5) Pq as vezes o apt-get da o seguinte erro:
>
> Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get install libpcap*
> Reading Package Lists... Done
> Building Dependency Tree... Done
> E: Couldn't find package libpcap0_0.4a6-3_i386.deb
>
> Eu passo o nome do "aplicativo-mais-o-asterisco" como no exemplo acima,
> entao ele identifica
> o pacote. Ate me da a versão libpcap0_0.4a6-3_i386.deb, porem fala q nao

   Não entendo de auto-apt porque nunca o utilizei, mas o Kov talvez responde
suas dúvidas :-)

   dpkg --get-selections > pacotes.txt

   E depois

   dpkg --set-selections < pacotes.txt