Re: Duvidas em aplicativos especificos do Debian

On Thu, 21 Mar 2002 18:06:49 -0300
Armando <armando@hadrion.com.br> wrote:

> 1) Qual opção do dpkg substirui a opção -F para o rpm? O -F para rpm
> atualiza versões de pacotes
> instalados e mantem as configuraçõs atuais. Sem que seja necessario fazer
> nenhuma alteração nos
> arquivos .conf! Por exemplo se eu baixo uma atualização do apache-common e
> faço
> rpm -ivh apache-commom ele ira sobrescrever meu httpd.conf atual com o que
> vem no pacote novo que
> eu baixei.
>
> Ja se eu uso rpm -Fvh apache-common ele faz a atualização e nao altera meu
> [...]
o dpkg *nunca* altera um arquivo de configuração que você modificou...
dpkg -i mesmo vai fazer o serviço e ele vai te apresentar um 'menu'
perguntando o que fazer sobre o arquivo de config do apache...as
opções são: não mexer nele, instalar o novo sobrescrevendo, ver as
mudanças (ele chama o diff comparando os dois arquivos, velho e novo)
e jogar a instalação para background pra que você possa olhar com mais
atenção a situação... fazer um backup ou qualquer outra coisa...

muito mais evoluído que o rpm =)

> Replacing available packages info, using /var/cache/apt/available.
> Information about 4411 package(s) was updated.
>

> Nao eh estranho aqui ele ter feito um update na base de dados em 4411
> pacotes e com o
> apt-get update ele nao ter feito o mesmo ??
o /var/cache/apt/available só é usado pelo dselect... o apt nem toma
conhecimento desse arquivo... tanto é que pessoas que não usam o
dselect, como eu, podem zerar esse arquivo:

[kov]@[couve] $ ls -l /var/lib/dpkg/available
-rw-r--r--    1 root     root            0 Mar 21 19:33 /var/lib/dpkg/available

(eu estou errado em dizer que o apt nem toma conhecimento desse arquivo,
toma sim e algumas pessoas já reportaram segfault com apt quando esse
arquivo está corrompido, mas não é útil pra ele...)

> 0 packages upgraded, 167 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
> Need to get 92.6MB of archives. After unpacking 226MB will be used.
> Do you want to continue? [Y/n]
note que *todos* são "newly installed", ou seja, não são atualizações mas
seleções novas que você fez no dselect (ou já estavam por padrão)

> A ideia dele nao eh de fazer atualização de pacotes desatualizados ??
também... mas ele instala novos também... eu acho que tem uma tecla que
vai desselecionar esses pacotes no dselect, assim ele vai só atualizar...
dê uma olhada no manual de dselect que tem na página do Debian-BR....
acho que é Q ou R... mas não tenho certeza

> 3) No manual existe uma referencia para instalar o auto-apt, porem segundo o
> apt-get
> nao existe nenhum pacote com esse nome! Veja:
>
> Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get install auto-apt
> Reading Package Lists... Done
> Building Dependency Tree... Done
> E: Couldn't find package auto-apt
> Debian:/var/cache/apt/archives#
>
> E ae ? Como que eu isntalo isso ?
auto-apt só de woody pra cima... o pratico foi escrito com o woody em
mente... tem o auto-apt no meu repositório, pra potato:

deb http://non-us.debian.org/~kov/debian stable/

> 4) Deixa eu ver se entendi a ideia desse auto-apt! Se usa no caso de se
> baixar um pacote em
> .tgz por exemplo de um site que prescisse da libpcap e eu nao tenho a mesma
> instalado então
> eu rodaria o auto-apt run ./configure! Esse ./configure seria o arquivo
> .configure para checagem
> de dependencias de pacotes no sistema para posteriormente dar um make
> depois make isntall ? :)
sim... exatamente

> Entao digamos que "em tempo real" ele vai checando o que falta e instalando
> no Debian ??
sim

> E se o pacote nao existir ?? Como a libpcap por exemplo ?
ele não instala...se explode... mas pelo menos no sid a libpcap
existe...

$ apt-cache search libpcap
[...]
libpcap-dev - Development library for libpcap.
libpcap-ruby - libpcap interface for scripting language Ruby.
libpcap0 - System interface for user-level packet capture.
[...]

> 5) Pq as vezes o apt-get da o seguinte erro:
>
> Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get install libpcap*
> Reading Package Lists... Done
> Building Dependency Tree... Done
> E: Couldn't find package libpcap0_0.4a6-3_i386.deb
porque você está num diretório que tem arquivos deb... e a shell
expande o * para todos os arquivos, etc:

[/var/cache/apt/archives]
[kov]@[couve] $ echo libpcap*
libpcap0_0.6.2-2_i386.deb

o apt-get install não pode ser usado com pacotes deb, só com o
nome deles... tenta

# apt-get install libpcap\*

mas você certamente não quer ficar usando * pra instalar pacotes...

> 6) Suponha que eu queira fazer uma lista de uns aplicativos que eu prescisso
> em toda maquina! :)
> Entao eu tinha gerado um arquivo texto com a seguinte lista:
[...]
> Esse arquivo eu nomiei de pacote.txt e tinha pensado em fazer:
>
> apt-get install <pacote.txt
>
> Mas nao funcionou!! :/
o apt-get não recebe argumentos pela entrada padrão... é o que você
está tentando fazer...

apt-get install `pacote.txt` tem chances de funcionar... mas
por que não usar o esquema do dpkg --get-selections e
dpkg --set-selections que está documentado no Prático?

[]s!

--
kov@debian.org: Gustavo Noronha <http://www.metainfo.org/kov>
Debian: <http://www.debian.org> * <http://debian-br.cipsga.org.br>