Duvidas em aplicativos especificos do Debian

Ola,

Eu to fuçando, lendo uns textos e me virando...! Mas ta rolando umas
duvidas! Se alguem suber algumas das respostas! :)

1) Qual opção do dpkg substirui a opção -F para o rpm? O -F para rpm
atualiza versões de pacotes
instalados e mantem as configuraçõs atuais. Sem que seja necessario fazer
nenhuma alteração nos
arquivos .conf! Por exemplo se eu baixo uma atualização do apache-common e
faço
rpm -ivh apache-commom ele ira sobrescrever meu httpd.conf atual com o que
vem no pacote novo que
eu baixei.

Ja se eu uso rpm -Fvh apache-common ele faz a atualização e nao altera meu
httpd.conf, assim
ele continua rodando normalmente! :)

Qual opção eh semelhante para o dpkg ??

2) Eu estou lendo p txt do kov "pratico" e quando ele ensina a usar o
dselect eu fui usar.
Funciona perfeitamente!! Porem eu notei que ele usa a mesma lista que eu
tenho no
/etc/apt/source.list !! Se eu atualizo o sistema pelo apt-get ele diz nao
ter nenhum
pacote para atualizar veja:

Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get update
Hit http://non-us.debian.org stable/non-US/main Packages
Hit http://non-us.debian.org stable/non-US/main Release
Hit http://non-us.debian.org stable/non-US/contrib Packages
Hit http://non-us.debian.org stable/non-US/contrib Release
Hit http://non-us.debian.org stable/non-US/non-free Packages
Hit http://non-us.debian.org stable/non-US/non-free Release
Hit http://http.us.debian.org stable/main Packages
Hit http://http.us.debian.org stable/main Release
Hit http://http.us.debian.org stable/contrib Packages
Hit http://http.us.debian.org stable/contrib Release
Hit http://http.us.debian.org stable/non-free Packages
Hit http://http.us.debian.org stable/non-free Release
Hit http://security.debian.org stable/updates/main Packages
Hit http://security.debian.org stable/updates/main Release
Hit http://security.debian.org stable/updates/contrib Packages
Hit http://security.debian.org stable/updates/contrib Release
Hit http://security.debian.org stable/updates/non-free Packages
Hit http://security.debian.org stable/updates/non-free Release
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done

Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get dist-upgrade
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
Calculating Upgrade... Done
0 packages upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Debian:/var/cache/apt/archives#

Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get upgrade
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
0 packages upgraded, 0 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Debian:/var/cache/apt/archives#

Ja se eu vou pelo dselect:

O meu souce eh exatamente o do /etc/apt/source.list

I see you already have a source list.
# See sources.list(5) for more information, especialy
# Remember that you can only use http, ftp or file URIs
# CDROMs are managed through the apt-cdrom tool.

deb http://http.us.debian.org/debian stable main contrib non-free
deb http://non-us.debian.org/debian-non-US stable/non-US main contrib
non-free
deb http://security.debian.org stable/updates main contrib non-free
# Uncomment if you want the apt-get source function to work
#deb-src http://http.us.debian.org/debian stable main contrib non-free
#deb-src http://non-us.debian.org/debian-non-US stable non-US
#deb cdrom:[Debian GNU/Linux 2.2 r5 _Potato_ - Official i386 Binary-1
(20020116)]/ unstable contrib main non-US/contrib non-US/main
Do you wish to change (overwrite) it?[y/N] N

[...]
Merging Available information
Replacing available packages info, using /var/cache/apt/available.
Information about 4411 package(s) was updated.

Nao eh estranho aqui ele ter feito um update na base de dados em 4411
pacotes e com o
apt-get update ele nao ter feito o mesmo ??

E entao quando eu peço pra ele instala, ele me traz uma coleção de pacotes!!
A grande maioria eu nem uso! Como gnome, X, ... , veja:

Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
The following NEW packages will be installed:
autoconf automake balsa biff bin86 bison build-essential ccmalloc cvs
cvs-buildpackage ddd diald dialdcost dialog dnsutils doc-debian
doc-linux-text dpkg-ftp dpkg-perl eeyes electric-fence emacs20
emacsen-common finger fingerd flex freetype2 gcc-doc gedit gettext glibc-doc
gmc gnome-admin gnome-audio gnome-bin gnome-control-center gnome-core
gnome-faq gnome-help gnome-help-data gnome-libs-data gnome-media
gnome-network gnome-panel gnome-panel-data gnome-pim gnome-print
gnome-session gnome-terminal gnome-users-guide-en gnome-utils gnomeicu
gnosamba gnotepad+ gnotepad+-help gnotes gnumeric gobjc gs gtop guitar gv
iamerican ibritish indent info2www inn2 inn2-inews ispell lclint lesstif1
libcapplet0 libdigest-md5-perl libgc5 libgc5-dev libglade-gnome0 libgnome32
libgnomesupport0 libgnomeui32 libgnorba27 libgnorbagtk0 libltdl0
libltdl0-dev libnet-telnet-perl libobgnome0 libpaperg libtool libzvt2 lpr m4
manpages-dev memprof metamail mpack mutt ncurses-term nfs-common nfs-server
perl-5.005-doc perl-5.005-suid pidentd ppp pppconfig procmail rcs rstart
rstartd sharutils stl-manual strace svgalibg1 talk talkd task-debian-devel
task-dialup task-gnome-apps task-gnome-desktop task-gnome-net
task-newbie-help task-objc-dev task-python task-x-window-system
task-x-window-system-core tcl8.2 tcsh tcsh-i18n telnetd tetex-base tetex-bin
tetex-lib texinfo time tk8.2 twm vflib2 wenglish wvdial wwwoffle xaw3dg
xbase-clients xbooks xchat-common xchat-gnome xcontrib xdm xext xf86setup
xfonts-100dpi xfonts-75dpi xfonts-base xfonts-cjk xfonts-cyrillic xfonts-pex
xfonts-scalable xfs xlib6g-dev xmanpages xmh xnest xproxy xprt
xserver-common xserver-svga xserver-vga16 xsm xterm xvfb
0 packages upgraded, 167 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 92.6MB of archives. After unpacking 226MB will be used.
Do you want to continue? [Y/n]

Daonde ele tiro a ideia de instala pacote no meu sistema que eu nao tenho
isntalado??

A ideia dele nao eh de fazer atualização de pacotes desatualizados ??

Para eu apenas atualizar programas que eu ja tenho instalado eh so apt-get
update e
depois apt-get upgrade certo ?

3) No manual existe uma referencia para instalar o auto-apt, porem segundo o
apt-get
nao existe nenhum pacote com esse nome! Veja:

Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get install auto-apt
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
E: Couldn't find package auto-apt
Debian:/var/cache/apt/archives#

E ae ? Como que eu isntalo isso ?

4) Deixa eu ver se entendi a ideia desse auto-apt! Se usa no caso de se
baixar um pacote em
.tgz por exemplo de um site que prescisse da libpcap e eu nao tenho a mesma
instalado então
eu rodaria o auto-apt run ./configure! Esse ./configure seria o arquivo
.configure para checagem
de dependencias de pacotes no sistema para posteriormente dar um make
depois make isntall ? :)

Entao digamos que "em tempo real" ele vai checando o que falta e instalando
no Debian ??

E se o pacote nao existir ?? Como a libpcap por exemplo ?

Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get install libpcap
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
E: Couldn't find package libpcap

5) Pq as vezes o apt-get da o seguinte erro:

Debian:/var/cache/apt/archives# apt-get install libpcap*
Reading Package Lists... Done
Building Dependency Tree... Done
E: Couldn't find package libpcap0_0.4a6-3_i386.deb

Eu passo o nome do "aplicativo-mais-o-asterisco" como no exemplo acima,
entao ele identifica
o pacote. Ate me da a versão libpcap0_0.4a6-3_i386.deb, porem fala q nao
conseguiu encontrar! :/

Qq se faz nesses casos ??

6) Suponha que eu queira fazer uma lista de uns aplicativos que eu prescisso
em toda maquina! :)
Entao eu tinha gerado um arquivo texto com a seguinte lista:

rpm*
samba-common*
smbclient*
tcpdump*
traceroute*
vim-rt*

Esse arquivo eu nomiei de pacote.txt e tinha pensado em fazer:

apt-get install <pacote.txt

Mas nao funcionou!! :/

Algeum conhece algum jeito de fazer isso ?

t+

Muito Obrigado..

[ ]'s

Use Your Hadrion WebMail too!
Access: <A href=http://www.hadrion.com.br/>http://www.hadrion.com.br</A>
Doubts? <A href=mailto:wendel@hadrion.com.br>wendel@hadrion.com.br</A>

This mail was sent by Hadrion WebMail 1.0