Re: Nao consigu usar o apt a 2 meses!!!!

On Tue, Mar 19, 2002 at 04:31:19PM -0300, Marcio China wrote:

> Caro colega, a maquina esta em perfeitissimas condicoes. Eu mesmo a
> montei, e ela esta aberta neste momento, estou tonto de tanto olhar as
> ventoinhas rodando enquanto testo esta maquina NT, de onde vos escrevo,
> que uma estagiaria acabou de preparar.
> Travar de vez enquando.... essa eu nunca tinha ouvido falar.
> sinceramente. E se a maquina travasse eu receberia um e-mail no meu
> notebook na hora (recebo de todos os servidores que tem algum problema).

No caso da CPU esquentar demais, ele pode travar ou mesmo se comportar
de modo estranho -- mas não a toda hora. Muitas vezes, a ventoinha que
te vendem pode não ser suficiente (tivemos 2 casos onde trabalho).

No entanto, se for Pentium com ventoinha Intel, deve estar bom, porque
eles fazem a coisa direito.

> Vixe! Alem dos 512MB, problemas de memoria RAM provocam despejo de
> memoria fisica no NT e congelam a maquina linux.

Só se a memória estiver ruim, porque no caso de uso de muita memória, o
problema aparece...

> Esta maquina tem dual
> boot, e o NT nao apresenta nenhum problema de funcionamento.
> Sinceramente nao sei como voce conseguiu ligar o problema que estou
> tendo com o apt com o funcionamento da maquina. Viajou mais longe do que
> o nosso colega italiano.

O colega italiano não viajou, não.

E, *sim*, harwdware com problemas pode causar comportamento estranho.

Outra coisa:  não necessariamente a máquina vai travar no NT também,
porque o padrão de uso dos recursos  do NT é diferente do Linux.

E pode ser que o padrão de uso dos recuros que o dpkg faz dispare o
problema.

Agora, se você chegar em um fórum cheio de voluntários e tratar as
pessoas desse jeito, não vai conseguir muita ajuda...

> Acho que vou partir para a radicalizacao... Ja que ninguem nesta terra
> tem a resposta, vou formatar esta maquina e instalar de novo. Vai ser
> ate bom para eu mostrar para as estagiarias aqui da secao como instalar
> linux. Nao tem logica uma duas funcionarem normalmente com o apt e uma
> nao.

Se foram todas configuradas da mesma forma, então há boas chances de ser
problema de hardware. Pode ser também placa de rede ou modem, que
esteja corrompendo os arquivos  na transissão.

> Problema de maquina....

> Antes de instalar a maquina deixei em stress test por 2 dias. Como as
> maquinas tem garantia, adotamos este procedimento como padrao. Se o NT
> nao deu despejo de memoria fisica e nenhum aplicativo do office chamou o
> Dr. Watson, a maquina nao tem problema de memoria. Nao acha??

Não necessariamente.
O NT não estressa do mesmo "jeito" que o Linux (padrão de utilização de
recursos).  oLinux tende a exigir mais da máquina.

Anyway - se o problema for de software, pode tentar reinstalar o gzip e
o dpkg. Mas não adianta usar para fazer isso o dpkg que está
instalado!

Pegue um disco de resgate, inicialize a máquina com ele,
monte seu HD embaixo de /target, e pegue um .deb bom do gzip e um bom do
dpkg.

Depois, use:

dpkg -x gzip....deb target
dpkg -x dpkg...deb target

Reinicie e veja se funciona. Só uma idéia, não sei se funciona porque
não sei se o problema é esse mesmo!

Ainda pode tentar uma opção radical e trocar o kernel... Ou mais radical
ainda, como você mesmo disse, e reinstalar o sistema.

J.