Re: re: placa de rede e distribuição de link

Oi,

Peguei o bonde andando no meio mas vamos la !!!

Existem varios protocolos de rede hoje, que voce poderia estar
compartilhando com o Debian

A pilha de protocolos TCP/IP e o SMB/NetBios (que a microsoft chama de
NetBeui - Netbios Extended User Interface) pode ser utilizada em conjunto ou
separadamente.

Se voce quiser somente dar internet via browser aos seus usuarios, voce pode
usar o ipchains fazendo NAT (2 placas de rede)

Se voce quiser compartilhar diretorio do servidor linux com maquinas windows
(alem de fazer do linux um servidor PDC), voce pode usar o samba
(www.samba.org). Vai la e faz o download do samba mais novo 2.2.3a
(samba-2.2.3a.tar.gz)

Descompacte o arquivo no diretorio /usr/local/src -> tar -zxvf
samba-2.2.3a.tar.gz

Entre no diretorio criado e utilize ./configure

                                     make

                                     make install

Feito isso, crie o diretorio /etc/samba

Nele voce vai guardar as senhas de usuarios utilizando o comando smbpasswd
-a username

O arquivo smb.conf deve ser guardado no dir /usr/local/samba/lib/

Copie os aquivos smbd nmbd (/usr/local/samba/bin) para o diretorio
/etc/init.d

Uitlize o comando update-rc.d smbd defaults 99 e

                  update-rc.d nmbd defaults 99 para colocar o samba no boot

Se voce quiser eu te envio a configuracao que eu utilizo parafazer um
servidor PDC (primary Domain Controller) que roda muito bem com linux

Ate mais

Giuliano