Shell Script e Agendamento

Olá pessoal!

Eu tenho uma dúvida: como faço agendamento de tarefas?
Na verdade não é bem isso, eu queria criar um script que eu rodasse e que executasse a seguinte sequencia de comandos:

% pon ig
* Queria que agora esperasse uns 10 seg para fazer a conexão;
% fetchmail
* Quando o fetchmail liberasse o shell ele continuasse a sequencia;
% poff ig
% desligar

Isto faria um desligamento automático do computador após ele baixar os e-mail...
Também queria fazer algo assim com o apt-get, mas pensei bem e fica inviável já que tenho que configurar ao fim do download (somente para uma atualização tipo potato -> woody que leva mais de um dia)...

Se alguém souber de algum manual de shell script ou algo que me ajude eu agradeço :-)
--
Michel Curitiba-PR