problemas estrannhos com o samba

não sei bem se é isso é off topic.. mas em todo caso...aqui na empresa
tenho uma rede mista com o servidor gnu/linux e os clientes windows98se
o problema é o seguinte: as vezes o compartilhamento de impressoras,
tanto via samba como vi windows não funciona... eu tento abrir a pasta
de impressora e não consigo, nem  consigo imprimir tanto localmente
quanto remotamente e depois de um tempo como que por encanto as coisas
voltam ao normal, pensei que isso fosse problema com as hubas, mas todas
elas estão ligadas a nobreak, não sei se isso é off-topic por não saber
o q ocasiona isso... pois quando isso não acontece as impressora também
não imprime via samba =:/ alguém tem idéia do que isso pode ser ou ja
passou por isso?