o gcc não consegue criar executáveis?

Olá

Estou a tentar instalar um programa através de um ficheiro .tar.gz.
O comando 'tar' descomprimiu o ficheiro e criou uma directoria com todos os
ficheiros do programa para ser compilado. Até aqui tudo bem. Mas quando
aplico o comando './configure ' ele verifica todas as situações necessárias
à compilação e quando chega ao compilador de C o sistema responde o
seguinte:

(...)
checking for gcc...gcc
checking wether the C compiler (gcc) works... no
configure: error: installation or configuration problem: C compiler cannot
create executables.

Possivelmente será um problema de configuração, pois eu instalei o pacote
.deb do gcc e já instalei outros adicionais e não consegui nada.

O sistema onde tenho o debian instalado não tem acesso a net nem a CD-ROM, e
então eu não pude usar o apt-get, de qualquer forma instalei o gcc através
do dpkg e ele aceitou todas as dependências.

Depois de ter corrido tudo à procura de informação sobre este problema
acabei por fazer algo que tambem não resultou: instalei o gcc272 e copiei
para cima do gcc, não fosse o problema vir dai. Não resultou.

Está concerteza a faltar alguma coisa nisto.

Um abraço
António