Tex

Giuliano Cardozo Medalha writes:
 > Pessoal

 > Estou vendo uma discussao sobre clones do WORD

 > Num dos emails algume falou sobre o LATEX !!!

 > Sempre tive curiosidade pra saber, pois toda comunidade cientifica utiliza
 > !!!

 > O que e o Latex ?

   O LaTeX não é um processador de textos com interface visual. É um
programa de typesetting.
   Isto significa que você determina uma __estrutura__ de texto. Não é
preciso ficar "ajeitando" a formatação "na mão" (tipo M$ Word, etc),
porque o programa se encarrega disso.
   Algumas pessoas se incomodam com a falta de interface visual, mas
isso é uma besteira, porque:
     1) Em determinada etapa da produção você terá interface visual
(usará seu editor de texto).
     2) É possível gerar "previews" visuais do texto final.
     3) Existem interfaces semi-WYSIWYG (What You See Is What You Get).

 > Como eu posso iniciar a escrever artigos ou textos com ele ?

     Bom você gera o texto, coloca a estrutura que você quer (comandos
no texto que dizem: o texto será um capítulo, aqui está uma
bibliografia, etc.)

 > Que pacotes devo instalar ?

     tetex-bin, tetex-doc, tetex-extra, e alguns outros. Confirme no dselect.

 > Existe algum material bom do tipo tutorial para iniciantes ?

   Uma boa página em português é:

   <http://biquinho.furg.br/tex-br/>

   Há uma lista de e-mail para ajudas.

 > E um substituto pro WORD ?

   Não. Não é. Não vai ser nunca. Antecede o Word em anos. Um livro
cabe num diskette. Edita profissionalmente livros há mais de duas
décadas, com perfeição tipográfica. É bug-free. Tem excelente
backport. Não é uma interface gráfica, porque não é a proposta. As
pessoas são como "macacos-treinados", adestrados a uma maneira só de
produzir textos, estão acostumadas a se preocupar onde está o cursor
do mouse, coisa mais atrasada.
   Só a título de exemplo:

   Um              parágrafo formatado assim     sai          perfeito

 > Obrigado

 > Giuliano

 Ferpeitamente, estamos à sua disposição. Um feliz ano novo, e Boas
Festas!

	[ ]s
	henry

	synthespian@uol.com.br