pergunta simples .. mas importante

Ola lista, recentemente eu instalei o debian na minha maquina. Eu criei uma
conta com o meu nome , só que quando eu entro nessa conta eu não tenho
acesso a nenhum comando , nem mesmo ao shutdown .No fim do nome q aparece no
shell aparece um $ (nao sei se tem a ve mas no root nao aparece) na frente
da minha conta .Tipo como eu faço pra poder executar certos comandos, coisas
normais ?

Rodrigo Planche
*New Linux User nº 246635
Debian User - Kernel 2.4.17(under configuration yet)
ABCS INFORMÁTICA - Dep. de Manutenção