Re: pergunta simples .. mas importante

Em Qui 07 Fev 2002 09:15, Rodrigo Planche escreveu:

> Ola lista, recentemente eu instalei o debian na minha maquina. Eu criei uma
> conta com o meu nome , só que quando eu entro nessa conta eu não tenho
> acesso a nenhum comando , nem mesmo ao shutdown .

Normalmente os comandos ficam nos diretórios "/bin" , "/usr/sbin",
"/usr/X11/bin". O Admin tem como extra os diretórios de comando "/sbin" ,
"/usr/sbin". Isto é somente uma convenção. O comando shutdown está no /sbin e
é suposto a ser usado somente pelo root.

Os comandos são procurados a partir da variável de ambiente PATH ( digite :
"echo $PATH" para saber o seu PATH.). Para acrescentar o PATH faça isto :

export PATH="$PATH:/caminho/diretorio-com-o-comando"

> No fim do nome q aparece
> no shell aparece um $ (nao sei se tem a ve mas no root nao aparece) na
> frente da minha conta .Tipo como eu faço pra poder executar certos
> comandos, coisas normais ?

O que aparece no prompt do console é definido no arquivo /etc/profile através
da variável de ambiente PS1. Para mudar isto veja o Bash-Prompt-HOWTO no
www.linuxdoc.org. E para saber como funciona as variáveis veja "man bash".

De qualquer forma recomendo a vc. um curso de Linux como o abaixo (muito bom):
http://www.netdados.com.br/tlm/tlm3.4/