Re: E agora so entra no debian

outra coisa que aparentemente não foi falada.

a linha boot=/dev/??? indica o local onde será instalado o lilo. Ela deve ser instalada na mbr (a linha fica boot=/dev/hda)

From: "Henrique Pedroni Neto" <kirkham@anglocampinas.com.br>
To: <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Subject: Re: E agora so entra no debian
Date: Wed, 6 Feb 2002 15:52:26 -0200

> Galera socorro...
>
> Eu tenho um hd que eu quebrei ele em tres partes uma HDA1 para o windows
> outra HDA2 para o swap e outra HDA3 para o linux, so que o lilo nao me
> pergunta nada e entra no debian como eu faco para colocar o windows no
> lilo.?
>
> Grato
>
> Jean Pierre

Se você acabou de instalar o Debian e configurou ele para iniciar
automaticamente ele só vai entrar no debian mesmo.
A instalação deve ter gerado um arquivo em /etc/ chamado lilo.conf
dependendo da versão do seu debian ele deixa comentada as seguintes linhas

other=/dev/hdaX
        label=XXXXX

onde está hdaX coloque hda1 e onde está XXXX coloque uma descrição algo como
Windows que vai ser o que vc vai digitar para entrar no windows.

ficando assim:

other=/dev/hda1
        label=Windows

Ai é so salvar e digitar lilo e reiniciar a máquina.
Se você quiser um atalho para não ter que ficar digitando windows toda hora
insira essa linha abaixo de label:

alias=w

salve e rode o lilo denovo.
Ai quando ele bootar é só digitar w que ele entra no windows.
E uma ultima dica para não ter que ficar apertando shift para entrar com
outras opções descomente a linha:

# prompt

ou insira no seu arquivo a palavra prompt.
Ai ele vai pedir para você digitar algo antes de entrar.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida mande outro e-mail.

Henrique