Re: mudar /home de lugar

Em Fri, 25 Jan 2002 16:29:55 -0200
Alex Fernandes Rosa <alex@plight.com.br> escreveu:
 AFR> Pessoal,
 AFR>
 AFR> Tenho um micro com Debian Potato, que possui todos pontos de
montagem em uma só partição/HD. Gostaria de colocar um novo hd e
transferir o /home para esse novo HD. Tem como eu mudar o ponto de
montagem do /home para esse novo HD? basta somente adicionar no /etc/fstab
que o linux reconhece sozinho?

Bem.. você poderá fazer o seguinte...

Pode deixar o outro disco montado em um ponto de montagem temporário...

# mount /dev/hdc1 /mnt/newhome

Depois, copiar todos os arquivos:

# cp /home /mnt/newhome -Rp

Depois, move (por segurança, o /home para outro diretório....)

# move /home /tmp/copia

Logo, crie um diretório /home (que será utilizado como novo ponto de montagem...

# mkdir /home
# umount /mnt/newhome

# mount /dev/hdc1 /home

Prontinho!!

Agora altere no /etc/fstab

/dev/hdc1        /home       ext2      defaults      0  0

(Se estiver utilizando outro sistema de arquivos, troque a informação assima ok!)

Espero ter ajudado!

Abraços kara..

José Roberto Kerne
joseroberto@dicaslinux.com.br