Re: IP-Masq

On Mon, 21 Jan 2002 12:54:38 -0200
CPD - GOEG <cpd@gobgo.org.br> wrote:

> [...]
> reflect a 2.2.20 kernel:")
> Após ler algumas linhas e naum entender p**a nenhuma, pulei o capitulo e
> fui fuçar mais a frente no rautu. Mas aih jah estava ensinando a
> configurar o cliente e eu jah naum entendi nada...
> Puto da vida, peguei um livro autoentitulado "Conectiva Linux -
> Servidor" e apos fuçar um pouco encontrei o script:
> E agora o proxy tah funcionando q eh uma beleza...
> Agora vem realmente a minha dúvida (desculpem a enrolação, mas um pouco
> de desabafo...):
>
> Era realmente necessário compilar o kernel?

Pelos visto não era necessário pois tinha todos os módulos necessários.
Mas muitos não têm é por isso que aparece isso no HOWTO.

> Meu sistema ficou com problemas de segurança?
Tem de conseguir perceber a configuração da firewall para saber se está com problemas de segurança ou não. Se o script só faz aqueles comandos então parece-me pouco.
Aconselho-o a ler o Linux Network Administrator guide, capítulos 9, 10 e 11.
Se usar o script para ipchains final do capítulo 9 tenho cuidado pois tem um bug na linha 88 e 92. É preciso substituir $UDPIN por $ICMPIN e $UDPOUT por $ICMPOUT.