Re: hifenização no latex

>    Ele não hifeniza palavras com acentos. para isso eu tenho que
> escrever a palavra assim: "con\-fi\-gu\-ra\-ções", porém se a palavra
> aparece muitas vezes no texto, então fica inviável escrever assim todas
> as vezes.

	Rode o "texconfig".  Vá ao ítem "hyphenation", depois em
"latex" e, ao abrir o texto, descomente, removendo o "%", a linha que está
escrito "portuges".   Para inserir a hifenização correta em seu documento
tex, use assim:
[...]
\documentclass[12pt,a4paper]{article}

\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[brazil]{babel}
[...]

	O package babel vai cuidar da hifenização, enquanto que o package
inputenc trata os caracteres.

[]'s
| Hélio Alexandre Lopes Loureiro | helio@loureiro.eng.br  |
|  http://helio.loureiro.eng.br  | Debian/FreeBSD/OpenBSD |