Re: kernel 2.4 + ReiserFS ou ext3

* Felipe C. Silva (fcosta@globo.com) wrote:
> 	Senhores, boa tarde.
>
> 	Estou migrando de distribuicao. Uso atualmente RedHat nos
> servidores que instalo em empresas de tecnologia. Mas agora to migrando
> para o Debian, gostaria de saber se posso utilizar em uma instalacao do
> Debian o filesystem ext3 ou reiserFS.

Voce tera que compilar o kernel para suportar estes filesystems.
Se for usar o kernel 2.2 tera que aplicar um patch.
Se for usar o kernel 2.4 tera que fazer algumas atualizacoes nao
oficiais.

No site oficial da debian voce encontra os fontes do kernel ja com os
patches aplicados.

Entre os dois filesystems eu prefiro o ext3, pois voce nao precisa
formatar para converter e voce pode montar a particao como ext2, no caso
de alguma emergencia. Alem do fato de o ext3 ser mantido pela
comunidade, eo reiser pelo seu criador.

Eu aqui simplesmente baixei o binario .deb do kernel-2.2.19 com suporte a ext3 e
instalei na maquina. Dai foi so fazer o tune2fs e mexer no fstab. Mas
nao sei se esta e a melhor solucao para um ambiente de servidor, em que
muitos gostam de compilar o kernel na propria maquina.

[]'s

|   .;'``-. | Marcio China <china@pbh.gov.br> |Empresa de Informática e
|  : :'   : |                                 |Informação do Município
|  ; ;   ,' | Debian GNU/Linux user 186538    |de Belo Horizonte
|    `-._   | http://debian-br.cipsga.org.br  |Prodabel S/A

"Deus morreu, Marx morreu, o comunismo morreu,
e, eu próprio, também não me sinto lá muito bem..."