cron

Antonio,

 > instalei o Debian e esta´a funcionar em pleno.
Que Otimo, otima escolha! ;P

 > Acontece que gostaria de correr um script todos os dias
 > automaticamente. O script está feito e funciona isoladamente, mas
 > não consigo configurar o automatismo.
Para acessar o arquivo de cron de seu usuario, voce utiliza o comando
'crontab'. Por exemplo:

Para listar minhas 'entradas' no cron, eu executo:
otavio@server:~$ crontab -l

e a saida eh:
42 10 * * 3 /home/otavio/bin/machine-update -m

Caso eu queira editar o meu crontab, executo:
otavio@server:~$ crontab -e

e o sistema abrira meu editor padrao para modifica-la.

Vou tentar lhe explicar o formato do arquivo:
O Cron possui muitas funcoes interessantes e que podem ser muito uteis
para os usuarios de administradores de sistema. Vejamos a variavel
MAILTO:

Caso essa variavel esteja setada e nao seja deixada em branco, entao,
ao terminar o trabalho sera enviando um e-mail para o destinatario
dessa variavel. Por exemplo:

,----[ exemplo 1 ]
| MAILTO="otavio@freedom.ind.br"
| 42 10 * * 3 /home/otavio/bin/machine-update -m
`----

Ao trabalho ser terminado, sera enviando um e-mail para mim com a
saida do comando.

,----[ exemplo 2 ]
| MAILTO=""
| 42 10 * * 3 /home/otavio/bin/machine-update -m
`----

Nao sera enviado nenhum email com a saida.

O arquivo esta dividido em minuto, hora, dia do mes, mes do ano, e dia
da semana. Por exemplo no meu o conteudo eh:

42 10 * * 3 /home/otavio/bin/machine-update -m

Entao, 42 quer dizer aos 42 minutos, 10 quer dizer 10 horas, o
primeiro * quer dizer todos dias do mes e o segundo * quer dizer todos os
meses, o numero 3 quer dizer quarta-feira.

Logo, meu comando sera executado as 10:42 semanalmente aas quartas.

Bom, acho que o basico eh isso, voce pode olhar o resto no manual de
seu Debian na pagina 5 do contrab (use: man 5 crontab) que lah tem
isso e muito mais.

 > Obrigado!
De nada, estou a disposicao!

 > Cumprimentos.
O Debian eh um fruto de todos nos!

[]s
Otavio

--
  O T A V I O    R E A L    S A L V A D O R
 E-mail: otavio@freedom.ind.br  UIN: 5906116