Re: cron

On Tue, Jan 15, 2002 at 11:35:16PM -0000, António Galindro wrote:
> Olá,
> instalei o Debian e esta´a funcionar em pleno. Acontece que gostaria de correr um script todos os dias automaticamente. O script está feito e funciona isoladamente, mas não consigo configurar o automatismo. Alguém me pode ajudar?
> Obrigado!
> Cumprimentos.
>
> António

Olá António,

  O que você quer é configurar o "cron". Então vamos lá...
  Certifique-se que você está no login de quem deve executar o script
(se o script tiver que ser executado como root, esteja logado como root)
e digite "crontab -e" para editar a tabela do cron.
  Porém antes disso, você pode usar:
   export EDITOR=ae
  para alterar o editor padrão para o seu preferido (ex acima: ae,
outro recomendado: nano - instale o pacote 'nano' para usa-lo)

  Escreva a seguinte linha no crontab então:

0 0 * * * /diretorio/meuscript arqumentos

  Salve o arquivo e saia.
  Isso vai agendar o "cron" para executar aos zero minutos, zero horas,
qualquer dia, qualquer mes, qualquer dia da semana o comando
especificado.
  Qualquer mensagem gerada pelo script será enviada por e-mail local.

  Maiores informações:

   man 5 crontab

  Outro exemplo:

0,10 */3 3,14,27 1-6 1-5 /bin/echo "teste"

irá executar o comando: /bin/echo "teste"
aos 0 e aos 10 minutos
nas horas multiplas de 3 (0, 3, 6, ...)
nos dias 3, 14 ou 27
nos meses de janeiro a junho (1 a 6)
nos dias da semana entre segunda e sexta (1 a 5)

legal, né!

  Abraços
  Pedro